Kristen Stewart desabafa sobre presidir Festival de Berlim: “Tremendo toda”

Kristen Stewart (“As Panteras”), presidente do júri no Festival de Cinema de Berlim deste ano, desabafou sobre a responsabilidade do cargo que está ocupando: “Estou tremendo toda”, relatou a estrela. Em entrevista […]

Kristen Stewart (“As Panteras”), presidente do júri no Festival de Cinema de Berlim deste ano, desabafou sobre a responsabilidade do cargo que está ocupando: “Estou tremendo toda”, relatou a estrela.

Em entrevista coletiva para a imprensa, realizada nesta quinta-feira (16/2) para celebrar o início do festival, a atriz foi bem sincera ao compartilhar com os repórteres a experiência. “É um peso, mas não é um peso que eu não compreenda ou não sinta totalmente. Agradeço por estar amparada por um júri realmente bonito e talentoso”, relatou a artista.

No palco, Kristen estava acompanhada pelos membros do júri: a atriz franco-iraniana Golshifteh Farahani (“Filhas do Sol”), a diretora alemã Valeska Grisebach (“Western), o diretor romeno Radu Jude (“Má Sorte No Sexo Ou Pornô Acidental”), a diretora de elenco e produtora americana Francine Maisler (“Babilônia”), a diretora espanhola Carla Simón (“Verão 1993”) e o diretor e produtor de Hong Kong Johnnie To (“Guerra Ás Drogas”). “Estou pronta para ser mudada por todos os filmes e pelas pessoas que estão ao nosso redor. É por isso que estamos aqui”, declarou a atriz.

Na coletiva, Stewart foi questionada sobre seus critérios para a premiação e resolveu refletir sobre a pergunta: “É uma coisa muito interessante estar encarregada de decidir qual é o melhor filme. É algo tão efêmero e bastante subjetivo. Podemos odiar um filme, mas sua realização ser impressionante”, disse ela. Segundo a presidente do júri, para avaliação dos filmes, o importante é estar “aberto ao novo” e “diminuir preconceitos”.

“Acho muito importante estarmos totalmente abertos à novidade. Acho que a diversidade e a amplitude de ideias vão nos fornecer algum material novo que pode ser desafiador e estranho de se adaptar, mas acho que o ponto é escolher aquele que mais se destaca. Você sabe, se todos nós não concordarmos com algo, provavelmente é porque é muito bom. Entendeu o que eu quero dizer?”, indagou a atriz.

A estrela ficou momentaneamente confusa quando um dos repórteres perguntou se ela tinha algum filme ou diretor contemporâneo preferido. Nesse momento, Stewart foi bem sincera e se descreveu como uma “perdedora”: “Vão falar que não assisto filmes, mas, para ser bem honesta, não quero perder tempo sentada aqui procurando títulos e cineastas para mencionar. Eu sinto muito. Não tenho a melhor resposta para a sua pergunta, mas quero desvendar os trabalhos de todos que estão sentados aqui comigo. Isso é algo que vai ser bastante divertido de fazer, mas me desculpe. Eu sou uma perdedora. Não tenho uma lista de cineastas para lhe oferecer”, respondeu a atriz.

Kristen esteve pela primeira vez na Berlinale em 2010, com a produção independente “Corações Partidos”, do diretor Jake Scott.

Com o convite da organização do evento para presidir o júri, ela se tornou a pessoa mais jovem a assumir a presidência do Festival de Berlim. Recentemente, ela terminou de dirigir seu primeiro longa “The Chronology of Water”, e foi anunciada como a protagonista do filme “Sontag”, que conta a história da escritora Susan Sontag.