Do terror à animação infantil, Semana do Cinema traz ótimas estreias a R$ 10

A programação desta quinta (9/2) está bem variada, de drama premiado à comédia brasileira, e do terror badalado à animação infantil. São estreias que devem ser impulsionadas pela promoção Semana do Cinema, […]

Divulgação/A24

A programação desta quinta (9/2) está bem variada, de drama premiado à comédia brasileira, e do terror badalado à animação infantil. São estreias que devem ser impulsionadas pela promoção Semana do Cinema, que tem valor de ingresso único de R$ 10 para todos filmes exibidos em 2D nas redes Cinépolis, UCI, Cinemark, Cinesystem, Moviecom e outras. A promoção vai até terça (14/2).

Veja abaixo todos os filmes que chegam às telas durante a promoção.

 

| PEARL |

 

O diretor Ti West volta a se juntar com a atriz Mia Goth nesse prólogo de “X – A Marca da Morte”. A trama acompanha a juventude da psicopata idosa do longa anterior, que vê seus sonhos de virar estrela de cinema sufocados pela vida reclusa na fazenda da família. Esse ressentimento dá início à sua saga sangrenta.

A própria Mia Goth assina a história, em parceria com o diretor. Vale apontar que a atriz tinha vivido tanto a protagonista Maxine quanto Pearl em “X”. Mas estava irreconhecível no papel da serial killer, debaixo de muitas camadas de maquiagem prostética para parecer uma mulher de mais de 90 anos.

Até Martin Scorsese elogiou a obra, que teve uma première mundial bastante aplaudida no Festival de Veneza e atingiu 91% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 

| TILL – A BUSCA POR JUSTIÇA |

 

O drama histórico apresenta o assassinato que resultou em leis mais duras contra o racismo nos EUA, e a busca incansável de Mamie Till Mobley por justiça pela morte de seu filho de 14 anos, Emmett Till. Em 1955, Emmett foi linchado e morto quando visitava seus primos no Mississippi por ter olhado para uma mulher branca.

O filme da cineasta Chinonye Chukwu (“Clemência”) venceu 14 prêmios da crítica e muitos consideram injustiça a atriz Danielle Deadwyler, intérprete de Mamie, não ter sido indicada ao Oscar, especialmente porque ela concorre ao BAFTA (o Oscar inglês) pelo filme americano.

 

| PERLIMPS |

 

A nova animação do diretor Alê Abreu, indicado ao Oscar em 2016 por “O Menino e o Mundo”, acompanha dois agentes secretos enviados por reinos rivais a uma Floresta Encantada. Ao chegar lá, eles descobrem que tem a mesma missão: salvar os Perlimps, criaturas capazes de preservar a floresta dos terríveis gigantes que as cercam. Assim, decidem esquecer sua rivalidade e unir forças para garantir a sobrevivência das misteriosas criaturas, e no processo poder finalmente encontrar um caminho para a paz entre seus reinos.

O filme teve première mundial no Festival de Annecy, considerado o “Cannes da animação”, mas fora de competição – depois de Alê Abreu vencer este festival em 2014, justamente por “O Menino e o Mundo”. O elenco de vozes destaca Giulia Benite (a Mônica dos filmes da “Turma da Mônica”), Stênio Garcia (“Me Tira da Mira”) e o dublador Lorenzo Tarantelli.

 

| DESAPEGA! |

 

A comédia brasileira destaca as atrizes Gloria Pires e Maisa como mãe e filha. Após sete anos de luta contra seu vício em compras, a personagem de Gloria lidera um grupo de apoio a compradores compulsivos, é bem sucedida como organizadora pessoal e está começando um novo romance com o personagem de Marcos Pasquim (“Malhação”). Nada parece ser capaz de abalá-la, até ela receber a notícia de que sua filha única (papel de Maisa) tem planos de sair de casa para estudar no exterior e tudo que parecia superado volta com força.

O elenco conta ainda com Malu Valle, Wagner Santisteban, Polly Marinho, Carol Bresolin e Rodrigo Fagundes. E é exatamente esse núcleo de compradores compulsivos que alimenta as principais piadas do longa dirigido por Hsu Chien (“Quem Vai Ficar com Mário?”).

 

| TITANIC |

 

Um dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos volta aos cinemas num relançamento em 3D. Dirigido por James Cameron, a história de amor em meio a um dos desastres mais famosos da História venceu 11 Oscars, incluindo Melhor Filme e Diretor, além de ter transformado Leonardo DiCaprio e Kate Winslet em ídolos mundiais. O sucesso do filme nas bilheterias só foi superado por “Avatar”, do próprio Cameron, e “Vingadores: Ultimato”.

 

| AS HISTÓRIAS DE MEU PAI |

 

A nova comédia francesa que volta a juntar o diretor Jean-Pierre Améris com o ator Benoît Poelvoorde após “Aluga-se uma Família” (2015) e “Românticos Anônimos” (2010) é um pouco mais dramática que o costume. A história se passa nos anos 1960 e acompanha uma criança de 11 anos que idolatra o pai e suas histórias mirabolantes de guerra. Até o dia em que o pai o recruta para uma missão crucial para o futuro da França: assassinar o presidente Charles De Gaulle.

 

| O MENINO E O TIGRE |

 

O filme infantil acompanha um pequeno órfão indiano que resgata um filhote de tigre de caçadores cruéis e, juntos, partem em uma aventura para encontrar um lar seguro. Mas para isso precisam fugir dos caçadores que estão determinados a recapturar o filhote, e terão que sobreviver a desafios da natureza, enquanto desenvolvem um forte vínculo de confiança e afeto.

Curiosamente, antes de fazer esse filme, o diretor argentino Brando Quilici trabalhou em outro longa de temática similar: “O Menino e o Urso”, passado no Canadá.

 

| POROPOPÓ |

 

A comédia infantil brasileira acompanha uma palhacinha adolescente que vive com sua família num circo nômade. Sua vida muda drasticamente quando seus pais decidiram deixar o circo e tentar a vida em uma cidade próxima. Vestindo sempre seus trajes típicos de palhaços, a família enfrenta, com humor e alegria, uma série de dificuldades durante a adaptação a essa nova vida. Mas enquanto seus pais lutam para ajustarem-se à cidade, Julieta faz novos amigos e prepara um show circense no bairro, trazendo a tradição do circo ao espaço urbano para derreter alguns corações frios.

O filme do novato Luis Antônio Igreja foi rodado em Nova Friburgo, utilizando grupos teatrais locais para formar o elenco de apoio, que destaca Letícia Pedro, Luigi Montez e o músico André Abujamra.

 

| OFERENDA AO DEMÔNIO |

 

O terror acompanha o filho do dono de uma funerária que volta para casa com sua esposa grávida. Mas, ao chegar lá, um mal antigo com planos sinistros está lhes esperando. Dentro de sua história bastante padrão com alguns sustos genéricos, o filme consegue se diferenciar por abordar a possessão demoníaca pela perspectiva da cultura judaica. A direção é de Oliver Park, que faz sua estreia em longas após filmar curtas de terror.

 

| SINFONIA DE UM HOMEM COMUM |

 

O novo documentário do premiado José Joffily (“Quem Matou Pixote?”) foca o embaixador José Maurício Bustani, primeiro diretor geral da OPAQ (Organização para a Proibição de Armas Químicas), que tentou impedir a destruição do Iraque e, por pressão dos americanos, foi demitido. O filme denuncia que, decorridos 18 anos, situações semelhantes se repetem nos bastidores das organizações multilaterais.