Ator de “Eternos” será Billy The Kid no cinema

O ator Barry Keoghan, que viveu um dos Eternos da Marvel e disputa o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em “Os Banshees de Inisherin”, vai estrelar uma cinebiografia de […]

Instagram/Barry Keoghan

O ator Barry Keoghan, que viveu um dos Eternos da Marvel e disputa o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em “Os Banshees de Inisherin”, vai estrelar uma cinebiografia de Billy the Kid, famoso fora-da-lei do Velho Oeste americano.

“Já vimos muitas versões de Billy the Kid na tela antes”, disse Keoghan ao site Deadline. “Meu interesse era tentar contar uma versão que quebrasse a fachada daquele pistoleiro legal, calmo e controlado, o Billy the Kid que todos estamos acostumados a ver. Eu queria humanizá-lo de alguma forma”.

O projeto vai se apoiar na ascendência irlandesa de Billy the Kid e nos problemas que ele enfrentou durante a infância. Nascido em Nova York como Henry McCarty, ele ficou órfão aos 15 anos quando sua mãe morreu e seu padrasto o abandonou.

Sua primeira prisão por roubo ocorreu um ano depois e, aos 18 anos, Billy já era procurado por assassinato após uma briga no Arizona. Sua notoriedade aumentou a partir daí e ele foi morto aos 21 anos pelo xerife Pat Garrett.

“Este não é apenas um projeto pessoal para Barry”, afirmou o produtor Ed Guiney, que já trabalhou com Keoghan em “O Sacrifício do Cervo Sagrado” (2017) e “Calm with Horses” (2019). “Essa abordagem é algo novo e é uma versão da história que esperamos que o mundo queira ver.”

O próprio Keoghan perdeu a mãe quando tinha apenas 12 anos e cresceu em um sistema de adoção. Ele conta que entende as pressões que McCarty/Kid enfrentou e que o levaram a uma vida de crime.

“Lembro-me de ler sobre ele quando criança, mas conforme estávamos nos aprofundando no projeto, descobrimos muitas coisas sobre sua vida”, disse o ator. “Existem tantos relatos de testemunhas oculares e muitas versões diferentes de sua história que não se encaixam, mas que contribuíram para a lenda.”

“Eu queria sair da lenda que foi construída pelos jornais e enfrentar a pressão que ele deve ter sentido naqueles primeiros dias”, continuou Keoghan. “Ele fugiu a vida toda. Eu me sentia relacionado a Billy no sentido de ele ser o filhinho da mamãe, mas, obviamente, tomei um caminho diferente, transformando minhas circunstâncias em algo positivo, em vez de me rebelar contra elas. No entanto, há uma alma e uma vulnerabilidade em Billy que acho importante trazer, para entendê-lo como uma pessoa real, e não como o mito em que ele se tornou”.

O filme vai voltar a reunir o ator com o cineasta Bart Layton, que já trabalhu com ele em “Animais Americanos” (2018). E foi justamente durante as filmagens de “Animais Americanos” que Keoghan teve o primeiro contato com o projeto.

“Quanto mais analisávamos a história e a veracidade dela, mais interessante a perspectiva se tornava”, disse Layton. “Nossa compreensão de Billy the Kid é realmente a versão cartunesca. Mas quanto mais pesquisávamos e discutíamos, mais parecia que Barry havia nascido para fazer esse papel. Há um aspecto de criança encurralada em Billy que eu acho que Barry realmente entende, e da violência pela qual ele foi imortalizado, nem tudo foi intencional ou premeditado. Muito disso foram as circunstâncias que o levaram adiante”.

Keoghan tentou tirar o projeto do papel no início de 2020, mas foi impedido pela pandemia. Agora parece que finalmente vai acontecer. A ideia é começar a produção no início de 2024, mas ainda não há previsão de lançamento.

A história de Billy the Kid já foi contada diversas vezes no cinema, e o personagem já foi interpretado por atores como Paul Newman (em “Um de Nós Morrerá”), Kris Kristofferson (“Pat Garrett e Billy the Kid”), Emilio Estevez (“Os Jovens Pistoleiros”) e Val Kilmer (“Billy the Kid: A Lenda”). Além disso, a Paramount+ acaba de lançar uma série biográfica sobre o pistoleiro adolescente.

Barry Keoghan será visto a seguir na minissérie “Masters of the Air”, desenvolvida para a plataforma de streaming Apple TV+, e no suspense “Saltburn”, novo trabalho da cineasta Emerald Fennell (“Bela Vingança”), ambos ainda sem previsão de estreia.