Após SBT fechar com Amazon, Netflix fará suas próprias novelas infantis

Depois do incontestável sucesso de audiência de “Carrossel” (2012-2013) e “Chiquititas” (2013-2015) em sua plataforma, a Netflix decidiu investir em um novo segmento a partir de 2023: novelas infantis. A iniciativa surge […]

Divulgação/SBT

Depois do incontestável sucesso de audiência de “Carrossel” (2012-2013) e “Chiquititas” (2013-2015) em sua plataforma, a Netflix decidiu investir em um novo segmento a partir de 2023: novelas infantis.

A iniciativa surge após o SBT fechar um acordo com a Amazon Prime Video. As duas empresas lançarão, ainda esse ano, a novela “A Infância de Romeu & Julieta”.

A parceria, que foi anunciada em outubro do ano passado, acendeu um alerta na Netflix. Pensando na possibilidade de perder os títulos do SBT, a gigante do streaming decidiu passar a produzir o seu próprio material para crianças e adolescentes. Para isso, ela uniu forças com a Floresta, produtora da Sony Pictures no Brasil, para criar o seu primeiro conteúdo original no segmento.

Ainda não há previsão de estreia, tampouco informações sobre a novela pioneira que será lançada na plataforma. Possivelmente, existe uma cláusula de confidencialidade que impede a divulgação de detalhes da obra.

Enquanto a Netflix tenta se estruturar no segmento infantil, o SBT e a Prime Video intensificam os seus laços. A emissora fechou parceria com a plataforma para o patrocínio da Libertadores e “A Infância de Romeu & Julieta” é a primeira novela que nascerá dessa parceria, visando diluir os custos de produção.

A novela será escrita por Íris Abravanel, mulher de Sílvio Santos, que já é uma velha conhecida das produções da casa. Ela se lançou como autora de telenovelas em 2008, aproveitando um momento em que o SBT decidiu voltar a investir em teledramaturgia. Sua primeira novela foi “Revelação” (2008). Em 2009, Íris também adaptou a trama de “Vende-se um Véu de Noiva”, mas o sucesso só veio a partir de sua adaptação para a trama mexicana de “Carrossel”. A partir daí, Íris e o SBT passaram a investir no filão das novelas infantis. E o investimento foi muito bem-sucedido, já que Íris nunca mais parou de trabalhar em novelas. Ela, inclusive, está no ar com seu trabalho em “Poliana Moça”.

A Netflix sempre conquistou uma alta audiência com as novelas do SBT e não é de seu interesse perder esse público. É comum ver as produções do canal de Silvio Santos dominarem o top 10 de programas mais assistidos da plataforma.

Em novembro do ano passado, “Chiquititas” chegou a desbancar até mesmo a audiência da cultuada série “The Crown” (2016-2022). A quinta temporada da produção foi a mais vista em 88 países. No Brasil, porém, ela não conseguiu superar as órfãs do orfanato Raio de Luz e amargou uma bela derrota em sua estreia.