O filme “Argentina, 1985” venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme Não Falado em Inglês na madrugada desta quarta-feira (11/1). E o astro Ricardo Darín (“O Segredo de Seus Olhos”) comemorou a conquista ainda no clima da Copa do Mundo do Catar, conquistada pela Argentina.
“Depois da Copa do Mundo, é uma grande alegria”, diz o ator, protagonista do longa, no discurso de agradecimento, proferido em espanhol.
O filme dirigido por Santiago Mitre (“Paulina”) também é finalista do Oscar na categoria de Filme Internacional e venceu o Prêmio da Crítica (Fipresci) no Festival de Veneza.
Sua trama histórica é inspirada na luta real dos promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que ousaram investigar e processar a ditadura militar da Argentina no ano de 1985.
Sem se deixar intimidar pela influência dos militares, que continuava poderosa na nova democracia a ponto de amedrontar os profissionais do Ministério Público, os dois reuniram uma equipe jurídica de jovens, que, sem ter carreira para perder, viraram heróis improváveis na luta contra a impunidade. Sob constante ameaça a si mesmos e suas famílias, eles enfrentaram tudo até trazer justiça às vítimas da junta militar – ao contrário do que aconteceu no Brasil, onde a “anistia” escondeu os crimes da ditadura brasileira.
O elenco repleto de estrelas destaca Ricardo Darín e Peter Lanzani (“O Clã”) como Strassera e Ocampo.
“Argentina, 1985” pode ser visto na Amazon Prime Video. Confira o trailer abaixo.