Retrospectiva: Os 50 melhores clipes nacionais de 2022

O ano em que Anitta conquistou premiações em todo o mundo foi também um ano de demonstração de força do pop brasileiro atual. Longe da vocação sertaneja de rádios e streamings, o […]

Instagram/Pabllo Vittar

O ano em que Anitta conquistou premiações em todo o mundo foi também um ano de demonstração de força do pop brasileiro atual. Longe da vocação sertaneja de rádios e streamings, o audiovisual foi o meio de expressão favorito da criatividade de uma nova geração, que se soma em gravações de funk, rap, EDM, rock e até MPB para materializar a cara do som pop/alternativo nacional de 2022.

A seleção abaixo junta artistas de sucesso consagrado com nomes do circuito indie, com o objetivo de demonstrar a variedade das sensibilidades artísticas que marcaram o ano. Afinal, não são só Anitta e Pabllo Vittar que conseguiram projeção mundial. Os parâmetros são outros, mas as paranaenses Samira Winter (a Winter) e Marina Ribatski (a Marina Gasolina) também viraram estrelas na cobertura de blogs internacionais da indiesfera.

A relação não segue ordem de preferência, mas de afinidade sonora para render um bom playlist e facilitar exibição contínua numa Smart TV – para colocar na TV, busque Transmitir na aba de configurações do Chrome ou Mais Ferramentas/Transmitir etc no Edge. Para apreciar melhor a audição, sem interrupção de anúncios, também é indicada a versão Premium do YouTube.