Aos 90 anos de idade, o compositor John Williams se tornou a pessoa mais velha indicada ao Oscar. Ele também recebeu a impressionante 53ª indicação de sua carreira nesta terça (24/1), pela trilha sonora de “Os Fabelmans”, reforçando o sucesso de sua longa parceria com o cineasta Steven Spielberg.
Williams superou Christopher Plummer, que tinha 88 anos quando foi indicado como Melhor Ator Coadjuvante por “Todo o Dinheiro do Mundo” em 2018.
A primeira indicação de Williams foi em 1968, com “O Vale das Bonecas”. Desde então, ele venceu cinco vezes, começando por “Um Violinista no Telhado” na cerimônia de 1972.
O compositor também tem um Oscar pela famosa trilha de “Guerra nas Estrelas”, conquistado em 1978.
Mas não há dúvidas que sua parceria com Spielberg rendeu suas obras mais celebradas, além de três das cinco vitórias de Williams na premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood – os Oscars por “Tubarão” em 1976, “E.T.: O Extraterrestre” em 1983 e “A Lista de Schindler” em 1994.
“Estou muito grato à Academia por seu gentil reconhecimento e imensamente grato a Steven Spielberg por me oferecer a oportunidade de compor a trilha sonora para este filme muito especial e pessoal”, disse Williams em um comunicado sobre a nova indicação.
O veterano compositor também é a pessoa viva com mais indicações ao Oscar, e só perde na contabilidade geral para Walt Disney, que recebeu 59 nomeações (e teve 22 vitórias) no total.
Atualmente, Williams está trabalhando na trilha de “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”, que estreia em 29 de junho no Brasil.