O Globo de Ouro voltou à televisão dos EUA neste ano, após um ano sem transmitir sua premiação. Mas a ausência não parece ter deixado saudade. De acordo com dados da Nielsen, a transmissão do canal NBC atraiu apenas 6,3 milhões de pessoas.
Trata-se da pior audiência de todos os tempos da cerimônia de premiação, que em 2021 já tinha sido vista por apenas 6,9 milhões. A diferença entre 2023 e 2021 pode não parecer muito grande, mas se torna gritante quando comparada às 18,3 milhões de pessoas que sintonizaram em 2020.
Isso indica que o Globo de Ouro ainda não recuperou a credibilidade após os problemas que explodiram nos últimos anos, como revelações sobre falta de diversidade e alegações de impropriedade dentro da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), que organiza a premiação.
Todos esses problemas levaram a um boicote de artistas e estúdios em 2021, e culminaram no cancelamento da cerimônia do ano passado. Ao retornar nesse ano, o Globo de Ouro perdeu sua tradicional data de prestígio num domingo, contentando-se com uma exibição na terça-feira (10/1), o que também contribuiu para a queda na audiência.
A transmissão foi especialmente trágica no grupo demográfico de 18 a 49 anos de idade, mais buscado por anunciantes.
Já no Brasil, a cerimônia nem sequer foi exibida.
Vale destacar que esses números não incluem nenhuma visualização pela plataforma de streaming Peacock ou por outros plataformas digitais. Portanto, a contagem final de visualizações vai aumentar, ainda que provavelmente não o suficiente para fazer uma diferença muito significativa.
A 80ª edição do Globo de Ouro foi apresentada pelo comediante Jerrod Carmichael. Confira aqui a lista dos vencedores.