Framboesa de Ouro se retrata e exclui indicação de menina de 12 anos ao troféu de Pior Atriz

A organização do Framboesa de Ouro resolveu excluir o nome da atriz Ryan Kiera Armstrong como indicada ao “prêmio” de Pior Atriz pelo seu desempenho no terror “Chamas da Vingança”. O anúncio […]

Divulgação/Universal

A organização do Framboesa de Ouro resolveu excluir o nome da atriz Ryan Kiera Armstrong como indicada ao “prêmio” de Pior Atriz pelo seu desempenho no terror “Chamas da Vingança”. O anúncio foi feito por John Wilson, chefe do grupo que organiza a premiação, após a repercussão negativa da indicação de atriz de apenas 12 anos.

“Às vezes, você faz coisas sem pensar”, disse Wilson. “Então é chamada a sua atenção por causa disso. Então você entende. É por isso que os Razzies foram criados em primeiro lugar”, ele disse em comunicado.

Desde que foram divulgados os indicados ao Framboesa de Ouro, a nomeação de Ryan Kiera Armstrong vinha gerando muita polêmica pela pouca idade da “vítima” do prêmio sarcástico. Além disso, a indicação a Pior Atriz poderia desestimular uma jovem, ainda em início de carreira, a prosseguir na profissão.

Wilson disse que as críticas eram “válidas”, observando que elas os fizeram perceber “o quão insensíveis temos sido neste caso. Como resultado, removemos o nome de Armstrong da votação final que nossos membros farão no próximo mês. Também acreditamos que um pedido de desculpas público é devido à Sra. Armstrong, e desejamos dizer que lamentamos qualquer dor que ela tenha sofrido como resultado de nossas escolhas”.

Armstrong tinha 11 anos quando trabalhou em “Chamas da Vingança”, mas estava concorrendo com atrizes veteranas e/ou com carreiras já estabelecidas, como Bryce Dallas Howard (indicada por “Jurassic Park: Domínio”), Diane Keaton (“Mack & Rita”), Kaya Scodelario (“A Filha do Rei”) e Alicia Silverstone (“The Requin – À Deriva”).

Wilson também anunciou que novas diretrizes de votação estão sendo adotadas com o intuito de impedir que qualquer artista ou cineasta menor de idade seja considerado para o prêmio Razzie.

“Nunca pretendemos enterrar a carreira de ninguém”, disse Wilson. “É por isso que o nosso Prêmio Redentor foi criado. Todos cometemos erros, inclusive nós. Visto que nosso lema é ‘Own Your Bad’, percebemos que nós mesmos também devemos cumpri-lo.”

Além da repercussão negativa da indicação entre internautas, a organização do evento recebeu diversas críticas de outros atores mirins. “Os razzies já são mesquinhos e sem classe, mas nomear uma criança é simplesmente repulsivo e errado”, tuitou Julian Hilliard, ator mirim que apareceu em “WandaVision” e “A Maldição da Residência Hill”. “Por que colocar uma criança e arriscar transformá-la em alvo de bullying ou pior? Sejam melhores”.

No início da semana, Wilson disse ao Buzzfeed que toda essa “raiva é interessante – talvez um pouco justificada, mas acho exagerada”. Ele acrescentou que “a intenção era ser [algo] engraçado. Neste caso particular, parece que erramos muito. Eu admitiria isso”.

Vale lembrar que o Framboesa de Ouro já nomeou outras crianças, como Jake Lloyd (por “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma”) e Macaulay Culkin (indicado por “Acertando as Contas com Papai”, “Pagemaster – O Mestre da Fantasia” e “Riquinho”).

Mas essa também não foi a primeira vez que eles corrigem um erro. No ano passado, a organização rescindiu a categoria especial de Pior Performance de Bruce Willis em um filme, após a notícia de que o ator sofria de afasia.

A premiação do 43º Framboesa de Ouro vai acontecer em 11 de março, um dia antes do Oscar.