Filmicca e Belas Artes exibem MyFrenchFilmFestival no Brasil

As plataformas de streaming Filmicca e Belas Artes à La Carte começaram a exibir a edição de 2023 do MyFrenchFilmFestival, principal festival online de cinema francês. Organizado pela UniFrance desde 2011, a […]

Divulgação/Rectangle Productions

As plataformas de streaming Filmicca e Belas Artes à La Carte começaram a exibir a edição de 2023 do MyFrenchFilmFestival, principal festival online de cinema francês.

Organizado pela UniFrance desde 2011, a atração tem o objetivo de “retratar a diversidade do cinema francês em países onde os espectadores nem sempre têm a chance de descobrir esses filmes nos cinemas”. Exibida em vários países simultaneamente, cada edição costuma render mais de 10 milhões de visualizações, com um recorde de 13 milhões batido em 2021, durante a pandemia de Covid-19.

A seleção nacional de 2023 é diferente da internacional: reúne 23 filmes, dos quais seis são longas. Já no exterior, a mostra tem o dobro de longas: 12. A diferença se deve à forte penetração do cinema francês no país. Alguns títulos selecionados pelo festival já tinham sido lançados em circuito comercial no Brasil, como “Um Conto de Amor e Desejo” e “Bem-vindos a Bordo”, exibidos nos cinemas em abril e dezembro passados, respectivamente. Outros tem direito de distribuição assegurado. E há o caso de “Laranjas Sanguíneas”, que passou na Mostra de São Paulo do ano passado e volta no festival online.

Entre os longas disponibilizados aos cinéfilos, há um clássico de Maurice Pialat (1925–2003), “Aos Nossos Amores”, que revelou a famosa atriz Sandrine Bonnaire em 1983, e o documentário “Nós” (2020), da cineasta Alice Diop, que este ano estourou com “Saint Omer”, finalista da França a uma vaga no Oscar de Melhor Filme.

Entre os curtas, o destaque é “Deixado Inacabado em Tóquio”, mais recente trabalho do premiado diretor Olivier Assayas.

Apesar desses nomes famosos, o objetivo do MyFrenchFilmFestival não é exibir trabalhos de cineastas conhecidos e sim apresentar novos talentos do cinema francófono para o público mundial.

Veja abaixo os trailers dos seis longas da programação.