A Globoplay vai lançar “extremistas.br”, uma nova série documental focada nos bolsonaristas radicais que trouxeram de volta a ameaça do terrorismo pela primeira vez desde o fim da ditadura militar.
Gravada ao longo dos últimos dois anos, desde março de 2021, a atração pretende esmiuçar a radicalização de parcelas da população brasileira. A obra foi produzida pelo Jornalismo da TV Globo e entrevistou pesquisadores, especialistas e personagens conectados aos movimentos retratados — com destaque para Sara “Winter” Giromini, ex-líder do grupo radical 300 do Brasil, que reproduziu uma marcha de tochas do nazismo e do grupo racista americano Ku Klux Klan em Brasília.
Com oito episódios, a produção vai abordar temas como armamentismo, negacionismo, religião e a manipulação da moral e dos bons costumes. A série explica como esses fatores levaram milhares de pessoas a disseminarem discursos golpistas, como vem acontecendo na porta dos quartéis desde a eleição de Lula.
Entre as histórias contadas, estão ainda a de um jovem que trabalha usando fake news para destruir reputações a pedido dos clientes; uma militante infiltrada em grupos radicais e o casal de universitários que criou o perfil brasileiro do “Sleeping Giants”, que se dedica a desmonetizar grupos associados a discursos de ódio.
A estreia está marcada para a próxima quarta, dia 11 de janeiro.
Veja o primeiro teaser abaixo.