O brother Cezar Black caiu em prantos na tarde desta quarta-feira (18/1) durante uma longa conversa com Domitila Barros. Na ocasião, o participante lamentou uma frase dita pelo médico Fred Nicácio sobre enfermeiros e confessou o “medo de ser planta”.
Mais cedo, Nicácio havia comentado uma situação que viveu na época em que era fisioterapeuta. “Eu vi um médico entubando [um paciente] e falei: ‘Eu queria fazer isso aí’. Nisso, uma enfermeira branca virou e falou assim: ‘Sai pra lá, menino, isso aí é só pra médico!’, contou.
“Aí, 7 anos depois eu voltei lá e ela foi minha enfermeira. Aí eu falei: ‘Eu vou entubar e vc vai me ajudar. Pronto, porque é assim que a gente trata racista”, completou em tom de deboche.
A expressão “minha enfermeira” repercutiu negativamente nas redes sociais. E Cezar Black explicou à sister Domitila Barros como o pensamento de Nicácio ofende a classe de enfermeiros.
“Ele falou tentando ser pra ele algo de positivo, porque: ‘Ah, a enfermeira me criticou ali, porque eu era fisioterapeuta, mas aí depois eu virei médico e ela tinha que me auxiliar’. Pô, pra gente é super ofensivo hoje, pra nossa classe isso é algo que a gente briga todos os dias.”
Na sequência, Cezar reforçou a importância dos enfermeiros dentro do hospital. “Você nasce hoje, você é um bebê, um recém-nascido, o médico tirou você da barriga da sua mãe e ele entrega pra gente. É a gente quem cuida, a gente quem limpa, a gente quem entrega você de novo pra sua mãe”, disse.
“A enfermagem vai estar no dia que você nasce, na hora da UTI, você internado, sofrendo… Até quando você morreu, quem prepara o seu corpo é a enfermagem. Nós somos a primeira passagem quando você vem ao mundo e a última”, disse entre lágrimas.
“Então, nossa classe é fod*, nossa classe trabalha mais que todas as classes. Nossa classe não tem reconhecimento, a gente briga todos os dias pra chegar lá”, contou sobre a desvalorização da enfermagem.
Em outro momento da conversa com Domitila, Cezar ainda abriu o coração sobre a dificuldade de criar conexões com os demais participantes do “BBB 23”.
“Eu sou uma pessoa que, quando você vê pela primeira vez, eu passo a impressão de que eu sou um hétero top, de farra, bagunça. [No entanto,] sou muito sensível. Pareço ser uma pessoa muito forte e sou muito forte, mas sou muito forte no ponto que sou muito emotivo”, desabafou.
“Estou me tornando uma planta aqui dentro, uma pessoa que não consegue engatar. Preciso de uma chance para me tornar o Cezar que sou, alegre. Para mim, não poderia existir uma prova pior [que ficar preso em dupla], sem poder mostrar quem sou”, disse ele, que se sente sugado e sem energia por estar preso em Domitila – e ela não gostou dessa declaração.
ele desmerecendo fisio e enfermagem em uma só frase pelo simples fato de que a enfermeira falou pra ele coisas obvias da conduta de ética dentro de um hospital jss pic.twitter.com/oGfk28BXJb
— nat (@evilchewie) January 18, 2023
Fred Nicácio fez esse rapaz que cuida de neném na UTI chorar. Isso não se faz, fred nicácio! #BBB23 pic.twitter.com/0GgoYSsxAj
— meu nome é anne (@aclaurentinno) January 18, 2023
eu chorei junto c Cezar! profissionais da saúde entendem o que é esse sentimento aqui. profissionais negros ainda mais pic.twitter.com/eHcF52PykO
— #BBB23 – Preta (@pretademaiss) January 18, 2023
Resumindo: Cezar tá se sentindo uma planta.pic.twitter.com/aJ9T19t86f
— 𝓔𝓾 🤍 (@Eu_simplesment) January 18, 2023