“Avatar 3” vai introduzir novo clã Na’vi como vilões

O terceiro filme da franquia “Avatar” vai trazer uma mudança na franquia. Em vez de mostrar os Na’vi como uma raça pacífica que só entra em guerra quando confrontada pelos humanos, o […]

Divulgação/20th Century Studios

O terceiro filme da franquia “Avatar” vai trazer uma mudança na franquia. Em vez de mostrar os Na’vi como uma raça pacífica que só entra em guerra quando confrontada pelos humanos, o filme deve apresentar um novo clã como vilões da história.

Até o momento, os espectadores conheceram dois clãs Na’vi: os Omaticaya, habitantes da floresta apresentados em “Avatar” (2009), e os Metkayina, habitantes da água vistos em “Avatar: O Caminho da Água” (2022). Já “Avatar 3″ vai apresentar o clã do fogo, e eles não serão pacíficos como os anteriores.

A informação partiu do diretor James Cameron, durante entrevista ao programa francês “20 Minutes”. Ele que disse que deseja explorar “culturas diferentes das que já mostrei”. “O fogo será representado pelo ‘Povo Ash’. Quero mostrar os Na’vi de outro ângulo porque, até agora, só mostrei o lado bom deles”, explicou.

Enquanto os dois primeiros filmes de “Avatar” centravam-se em conflitos entre tribos Na’vi e humanos, o terceiro filme deve ser centrado no conflito entre os próprios Na’vi. Talvez a tribo do fogo se volte contra Jake Sully (Sam Worthington) devido à destruição que sua presença em Pandora tem causado até agora.

O cineasta não confirmou essa teoria, mas disse que “nos primeiros filmes, há exemplos humanos muito negativos e exemplos Na’vi muito positivos”. “Em ‘Avatar 3’, faremos o oposto. Também exploraremos novos mundos, continuando a história dos personagens principais”, acrescentou.

“Posso dizer que as últimas partes serão as melhores”, continuou Cameron. “As outras eram uma introdução, uma forma de pôr a mesa antes de servir a refeição.”

Cameron já finalizou as filmagens de “Avatar 3”, que está programado para chegar aos cinemas em 20 de dezembro de 2024. Se o cineasta estender a franquia até “Avatar 5”, o público verá os Na’vi na Terra, conforme revelado pelo produtor Jon Landau.

“Bem, é engraçado”, disse Landau ao site Gizmodo. “Eu não ia falar sobre isso, mas agora ouvi dizer que Jim falou um pouco sobre isso. Em [‘Avatar 5’] há uma seção da história em que vamos para a Terra. E vamos para abrir os olhos das pessoas, abrir os olhos do Neytiri [personagem de Zoe Saldaña], para o que existe na Terra.”

“A Terra não é apenas representada pela RDA [a organização maligna da franquia conhecida como Administração de Desenvolvimento de Recursos]”, disse ele. “Assim como você é definido pelas escolhas que faz na vida, nem todos os humanos são ruins. Nem todos os Na’vi são bons. E esse é o caso aqui na Terra. E queremos expor Neytiri a isso.”

Em cartaz nos cinemas, “Avatar: O Caminho da Água” já faturou mais de US$ 1,4 bilhão nas bilheterias mundiais.