Tom Cruise será homenageado pela sindicato dos produtores de cinema dos EUA

O ator Tom Cruise (“Top Gun: Maverick”) será homenageado com o David O. Selznick Achievement Award, prêmio entregue pelo Sindicato dos Produtores dos EUA (PGA, na sigla em inglês) para pessoas que […]

Divulgação/Paramount

O ator Tom Cruise (“Top Gun: Maverick”) será homenageado com o David O. Selznick Achievement Award, prêmio entregue pelo Sindicato dos Produtores dos EUA (PGA, na sigla em inglês) para pessoas que realizaram grandes feitos na área de produção audivisual. Batizado com o nome do produtor do clássico “E o Vento Levou” (1939), o prêmio será entregue durante a 34ª edição do Producers Guild Awards, que vai acontecer em 25 de fevereiro, em Los Angeles.

Embora seja mais conhecido pelo seu trabalho como ator, Cruise tem uma carreira longeva como produtor, que começou em 1996, quando produziu o primeiro “Missão: Impossível”. Desde então, ele produziu a maioria dos filmes que estrelou, colecionando indicações ao Oscar e sucessos de bilheteria – seus filmes já renderam mais de US$ 11 bilhões nas bilheterias mundiais.

“Começando com ‘Missão: Impossível’, Tom Cruise desenvolveu um talento para produzir que combina com seu talento extraordinário como ator”, disseram os presidentes do Sindicato dos Produtores, Donald De Line e Stephanie Allain, em comunicado. “Tom aborda a produção com a mesma atenção meticulosa aos detalhes que dedica a todos os seus empreendimentos profissionais. Seu compromisso em contar histórias ousadas, cinemáticas e divertidas elevou a experiência cinematográfica global e resultou em alguns dos filmes mais populares da história.”

O PGA observa que Cruise “trabalhou nos últimos 40 anos para produzir e estrelar filmes que resistem ao teste do tempo. Sua proeza como produtor de filmes criativos impactou a evolução do cinema, pois ele desenvolve colaborativamente novas maneiras de capturar o que sonhou para a tela grande – sempre a serviço da história – sempre colocando a experiência do público em primeiro lugar”.

Seus créditos como produtor incluem as franquias “Missão: Impossível”, “Jack Reacher” e “Top Gun”, além de filmes como “Vanilla Sky” (2001), “O Último Samurai” (2003), “Tudo Acontece em Elizabethtown” (2005), entre muitos outros. O recente “Top Gun: Maverick” ultrapassou a barreira de US$ 1 bilhão nas bilheterias e seus próximos projetos incluem “Missão: Impossível – Acerto De Contas Parte 1” e “Missão: Impossível – Acerto De Contas Parte 2”.

Entre os homenageados anteriores do prêmio estão Brad Pitt e seus sócios na produtora Plan B, além de Barbara Broccoli, Jerry Bruckheimer, Kathleen Kennedy, Frank Marshall, Mary Parent, Brian Grazer, David Heyman, Steven Spielberg e Kevin Feige.