O cantor Terry Hall, que marcou época à frente da banda The Specials de 1979 a 1981, morreu na segunda-feira (19/12), no Reino Unido, aos 63 anos. O anúncio foi feito pelo perfil oficial da banda inglesa.
“É com grande tristeza que anunciamos o falecimento, após uma breve doença, de Terry, nosso lindo amigo, irmão e um dos mais brilhantes cantores, compositores e letristas que este país já produziu”, anunciou o grupo no Twitter.
A causa da morte não foi divulgada.
“Terry foi um marido e pai maravilhoso e uma das almas mais gentis, engraçadas e genuínas. A sua música e as suas atuações encapsulavam a própria essência da vida… a alegria, a dor, o humor, a luta pela justiça, mas principalmente o amor”, segue o texto. “Ele fará muita falta para todos que o conheceram e amaram e deixa para trás o dom de sua música notável e profunda humanidade. Terry costumava deixar o palco no final dos shows de afirmação da vida do The Specials com três palavras … ‘Love Love Love’”.
Principal vocalista da banda mais famosa da cidade de Coventry, Terry Hall foi um dos líderes do movimento 2 Tone (dois tons), nome dado à geração antirracista do ska inglês dos anos 1980, que acabou concentrada na gravadora da banda, a 2 Tone Records. Sua voz marcou época em clássicos como “A Message to You Rudy”, que virou hino do 2 Tone, os hits “Ghost Town” e “Too Much Too Young”, entre muitas outras faixas dos dois primeiros álbuns dos Specials.
Curiosamente, porém, seu maior sucesso comercial foi gravação de uma banda americana, “Our Lips Are Sealed”, lançado pelas Go-Go’s em 1981. A música fazia parte do repertório do segundo projeto musical de Hall, Fun Boy Three, mais voltado para a música pop, que rendeu até parceria com o grupo feminino Bananarama. Ele também flertou com a bossa nova e até o gótico na metade dos anos 1980 em sua terceira banda, The Colourfield.
Terry Hall ainda lançou dois discos solos e integrou as bandas Terry, Blair & Anouchka, e Vegas (com Dave Stewart, dos Eurythmics). Recentemente, ele voltou a gravar com os Specials, e alguns vídeos dos shows resultantes chegaram a ser postadas na página oficial do grupo no YouTube em 2019.
A história dos Specials e do movimento 2 Tone será contada numa nova série de ficção do prolífico roteirista Steven Knight (criador de “Peaky Blinders”, “See” e “Taboo”), batizada de “This Town” e atualmente em produção pela rede britânica BBC.
Lembre abaixo 10 sucessos do cantor.