Último eliminado de “A Fazenda 14”, Pelé Milflows já teve tempo de ver algumas cenas do reality show e se disse chocado e revoltado com uma atitude que ele considerou racista.
Em conversa com Lucas Selfie, no “Link Podcast” desta quinta-feira (15/12), o rapper não aceitou ver sua religião ser zombada pela ex-peoa evangélica Pétala Barreiros.
“Ver a Pétala zombando da minha religião. Achei ridículo, uma postura que eu não imaginava que ela poderia ter. Eu sempre vi ela com a fé dela e tudo o mais. Acho que da mesma forma que ela gosta de respeito, ela deveria respeitar a mim e a milhões de pessoas que frequentam e gostam da mesma religião que a minha”, contou o cantor.
O rapper disse que não esperava esse tipo de atitude dentro do programa, que ele classificou como racista.
“Achei isso tipo de ‘zoeira’ inaceitável. Não esperava. Esperava qualquer coisa coisa. Falar mal, chamar de preguiçoso, mas zombar de uma coisa tão séria, eu achei que isso não aconteceria […] Me deixou muito chateado porque é um assunto muito sério e eu acho que essa atitude que ela teve, além de ser uma crítica um tanto racista, posso levar muito pra esse lado, foi realmente desnecessário. Fiquei sem entender o porquê”, declarou Pelé.
Na verdade, embora Pétala tenha introduzido o assunto, quem mais zoou a religião de Pelé foi Deolane Bezerra, com um pouco de pilha também de Bia Miranda. As aliadas menosprezaram a religião de Pelé na madrugada de 2 de dezembro, enquanto ainda comemoravam a falsa eliminação de Barbara Borges, a Babi.
Num dialogo entre a “Deolândia”, a dançarina Moranguinho disparou que “Deus é grupo A”. O comentário resultou em uma série de frases intolerantes a respeito de religiões de matriz africana (como o candomblé, umbanda ou quimbanda).
“Acho um negócio do Pelé, mas não posso falar. Lá fora eu falo. Um negócio que notei…”, começou Pétala sobre um suposto “comportamento” do rapper antes das provas.
O comentário gerou um silencio entre as aliadas, que foi rompido por Deolane.
“Ele não confia nesse poder dele aí para a roça, não. […] Antes de ir para a prova… Sei que o santo dele fuma mais que eu, 50 vezes [mais]. Tem dia que ele fuma cinco de uma vez”, afirmou Deolane.
“Nosso santo é forte”, comemorou Pétala por ter voltado da eliminação falsa. “Nosso santo é uma porra, é Deus mesmo, Jesus Cristo”, disparou Deolane.
“Aqui não tem pata de coelho, não. Você viu ele falando que anda com pata de coelho?”, perguntou Bia Miranda.
“Ontem, ele agradeceu todos os negócios que tem aí no mundo. Ele falou [sobre o] Tranca Rua, já ouviu falar?”, disse Deolane, fazendo com que o som do programa no Playplus fosse cortado.
A conversa deu a entender que Pelé pede ajuda aos orixás para vencer as dinâmicas, como se a fé do peão fosse algo ruim.
Esse tipo de comentário que demoniza as religiões de matriz africana também é chamado de racismo religioso, e gerou comentário crítico do perfil do Twitter Nossos Orixás.
Confira abaixo a reação de Pelé e os momentos polêmicos.
Em entrevista ao Link Podcast, Lucas Selfie perguntou o que mais chocou Pelé das coisas que ele já se atualizou até o momento, o Pelé disse que foi ver a Pétala zombando da religião dele.
#AFazenda #Afazenda14 pic.twitter.com/szTIAtmrdT— A ERA DA MÍDIA (@aeradamidia) December 15, 2022
Bia disse que acha um negócio do Pelé que ela notou, mas que só pode falar aqui fora #AFazenda
— Dantas (@Dantinhas) December 2, 2022
Deolane dizendo que o Pelé agradeceu a todos os "negócios que tem no mundo". Pétala perguntando se ela já ouviu falar sobre tranca rua.
Silenciaram quando começaram a falar, Intolerância religiosa é crime!!! pic.twitter.com/PpDVnfoTYK
— Nossos Orixàs🕊 (@NossosOrixas) December 2, 2022