“Till – A Busca por Justiça” é premiado pelo sindicato dos produtores dos EUA

A Associação dos Produtores dos Estados Unidos (PGA, siga em inglês) anunciou nessa segunda (19/12) que premiará o filme “Till – A Busca por Justiça” com o Stanley Kramer Award 2023. O […]

Divulgação/MGM

A Associação dos Produtores dos Estados Unidos (PGA, siga em inglês) anunciou nessa segunda (19/12) que premiará o filme “Till – A Busca por Justiça” com o Stanley Kramer Award 2023. O troféu especial é uma homenagem anual da associação a “produções, produtores ou outros indivíduos cuja conquista ou contribuição iluminam e aumentam a conscientização do público sobre importantes questões sociais”.

No caso de “Till”, o sindicato dos produtores reconheceu que “esta equipe lutou por anos para ver a história de Mamie Till-Mobley contada na tela grande, venerando seu legado e o amor duradouro que ela tinha por seu filho, Emmett”, em comunicado assinado pelos presidentes da PGA, Stephanie Allain e Donald De Line.

“Estamos honrados e emocionados em conceder este prêmio a um filme que retrata com compaixão os eventos e o vínculo entre mãe-filho que desencadearam o Movimento dos Direitos Civis. ‘Till’ inspira todos nós a trabalhar para realizar o propósito de Mamie, trazer justiça para seu filho Emmett e para todos aqueles que foram prejudicados pelo ódio e preconceito”, completaram eles.

Dirigido por Chinonye Chukwu, o filme conta a história de Mamie Till-Mobley (Danielle Deadwyler, de “Recomeço”), a mãe de Emmett Till (Jalyn Hall, de “All American”), um menino de 14 anos que foi sequestrado, torturado e assassinado por homens brancos em 1955 enquanto visitava primos no Mississippi.

Sua morte e a busca implacável de Till-Mobley por justiça galvanizaram o Movimento dos Direitos Civis nos EUA.

“Somos muito gratos ao Sindicato dos Produtores por honrar nosso filme ‘Till – A Busca por Justiça’ com este prêmio de prestígio, pois Stanley Kramer foi um cineasta visionário cujos filmes e vida nos inspiraram a todos”, disseram os produtores do longa, entre eles a atriz Whoopi Goldberg (“The Stand”).

“Nosso filme homenageia o legado de Mamie Till-Mobley e seu filho Emmett, e todos aqueles que vieram antes e depois deles e que lutam por justiça aqui nos Estados Unidos e ao redor do mundo.”

“Till – A Busca por Justiça” é baseado na pesquisa conduzida pelo documentarista Keith Beauchamp (“The Untold Story of Emmett Louis Till”), que teve um relacionamento com Till-Mobley e o primo de Emmett, Simeon Wright, uma testemunha ocular do sequestro. Simeon serviu como consultor do filme antes de sua morte em 2017.

O trabalho de Beauchamp acabou ajudando o Departamento de Justiça dos EUA a reabrir o caso em torno do assassinato de Emmett em 2004.

O Stanley Kramer Award será entregue durante a cerimônia de premiação do Prêmio do Sindicato de Produtores da América (o PGA Awards), que vai acontecer em 25 de fevereiro no hotel The Beverly Hilton, em Los Angeles.

O filme “Till – A Busca por Justiça” só chegará aos cinemas brasileiros em 9 de fevereiro, mas já é um dos destaques da temporada de premiações dos EUA. Confira abaixo o trailer.