Estúdios querem que famosos prestigiem Globo de Ouro após polêmicas

A 80ª edição do Globo de Ouro, marcada para o dia 10 de janeiro, está cercada de expectativa e suspense. Não por conta dos indicados, mas sobre a capacidade do evento de […]

Divulgação/HFPA

A 80ª edição do Globo de Ouro, marcada para o dia 10 de janeiro, está cercada de expectativa e suspense. Não por conta dos indicados, mas sobre a capacidade do evento de voltar a atrair grandes estrelas após polêmicas que renderam boicotes e levaram ao cancelamento da transmissão da edição passada,

Tais polêmicas envolveram racismo e falta de diversidade dentro da organização, além de acusações de corrupção, que geraram revolta dos estúdios e artistas, culminando na retirada de seus filmes da competição esvaziada deste ano, que “aconteceu” sem a presença de artistas.

Desde então, a HFPA tem se reorganizado para evitar que os mesmos erros aconteçam novamente. A organização contou com a adição de 103 novos votantes, que se somaram aos cerca de 80 anteriormente existentes, e a criação de um manual de ética. Além disso, teve seu controle adquirido pela empresa de investimentos Eldridge Industries, que também assumiu a propriedade da Dick Clark Productions, a produtora de longa data do evento. Desse modo, o dono da Eldridge Industries, Todd Boehly, passou a aturar como CEO interino do HFPA desde outubro de 2021.

Mas para tudo dar certo, as estrelas precisam participar do evento.

Aparentemente, a HFPA terá ajuda das assessorias dos estúdios para isso. “Queremos que o Globo de Ouro tenha sucesso”, disse um assessor de imprensa ao site da revista The Hollywood Reporter. “Acho que você verá uma participação robusta na cerimônia deste ano.”

Esta boa vontade teria “garantido” a participação de alguns nomes, como o ator Austin Butler (“Elvis”), as atrizes Ana de Armas (“Blonde”) e Jamie Lee Curtis (“Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”), além do elenco e equipe do filme “Os Fabelmans”. Outra presença quase garantida é a do ator Daniel Craig e do diretor Rian Johnson (ambos de “Glass Onion: Um Mistério Knives Out”).

Outros diretores convidados e que aparentemente aceitaram participar foram James Cameron (“Avatar: O Caminho da Água”), Guillermo del Toro (“Pinocchio”), Baz Luhrmann (“Elvis”), Lukas Dhont (“Close”), Park Chan-wook (“Decisão de Partir”) e S.S. Rajamouli, que virá acompanhado do elenco principal do seu filme, “RRR”.

Entretanto, alguns artistas recusaram publicamente o convite.

O ator Brendan Fraser, que vem de uma performance elogiada em “A Baleia” e é considerado presença garantida nos diversos eventos de premiação da temporada, afirmou que não aceitaria participar do Globo de Ouro 2023. A cerimônia marcará os 20 anos de um abuso que ele sofreu no evento.

“Não, não vou participar… É pela história que tenho com eles”, disse Fraser à revista GQ. “E minha mãe não criou um hipócrita. Você pode me chamar de muitas coisas, mas não disso.”

Da mesma maneira, embora “Top Gun: Maverick” esteja concorrendo na categoria de Melhor Filme, é improvável que Tom Cruise participe, depois que o ator devolveu seus três Globos de Ouro ao HFPA em meio à controvérsia.

Também não está confirmado se Brad Pitt e Margot Robbie (de “Babilônia”) vão participar, assim como Brendan Gleeson (“Os Banshees de Inisherin”) e Julia Roberts (estrela da série “Gaslit”), que não se manifestaram até o momento..

Quem também não confirmou presença foram Selena Gomez, Steve Martin e Martin Short (de “Only Murders in the Building”), e Quinta Brunson, (“Abbott Elementary”), todos ocupados com as gravações das suas respectivas séries.

O conflito de agenda, por sinal, serviu de desculpa para Hugh Jackman (“O Filho”) pular o evento. Ele estará em Nova York estrelando o musical da Broadway “The Music Man”. O mesmo acontece com John Lithgow (“The Old Man”) que estará filmando na Europa, e Diego Luna, envolvido na 2ª temporada de “Andor”.

Mas outros astros de séries devem aparecer, incluindo Kevin Costner (“Yellowstone”), Sheryl Lee Ralph (“Abbott Elementary”), Julia Garner (“Ozark” e “Inventando Anna”), Niecy Nash (“Dahmer: Um Canibal Americano”), Elizabeth Debecki (“The Crown’), Jean Smart e Hannah Einbinder (ambas de “Hacks”), Jenna Ortega (“Wandinha”), Kaley Cuoco (“The Flight Attendant”), Jessica Chastain (“George & Tammy”) e Jeremy Allen White (“O Urso”).

O Globo de Ouro de 2023 será apresentado pelo comediante Jerrod Carmichael (“The Carmichael Show”) e contará com homenagens a Eddie Murphy (“Um Príncipe em Nova York 2”) e a Ryan Murphy (criador de “Dahmer: Um Canibal Americano”).

A transmissão no Brasil é do canal TNT.