Eddie Murphy vai receber prêmio pela carreira no Globo de Ouro

O ator Eddie Murphy (“Um Tira da Pesada”) receberá um prêmio Cecil B. DeMille durante o Globo de Ouro. O anuncio foi feito pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA na […]

Divulgação/NBC

O ator Eddie Murphy (“Um Tira da Pesada”) receberá um prêmio Cecil B. DeMille durante o Globo de Ouro. O anuncio foi feito pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA na sigla em inglês) na última quarta-feira (14/12).

“Nós estamos honrados em entregar o prêmio Cecil B. DeMile deste ano ao icônico e altamente estimado Sr. Eddie Murphy”, disse Helen Hoehne, a presidente do HFPA. “Estamos entusiasmados por celebrar o impacto que a sua carreira no cinema e na televisão – na frente e atrás das câmeras – teve ao longo das décadas.”

A homenagem por conjunto de obra será entregue ao comediante para celebrar suas contribuições ao entretenimento, que tiveram início na década de 1980.

Um dos mais famosos atores negros dos EUA, Murphy foi uma escolha interessante como primeiro homenageado após o Globo de Ouro sofrer cancelamento por racismo e corrupção da HFPA. O caso veio à tona no ano passado, quando uma investigação do Los Angeles Times apontou que a organização do evento não tinha integrantes negros, e piorou após um ex-presidente da entidade disparar um e-mail racista para outros membros contra o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam).

Sofrendo boicotes de estúdios e artistas, o Globo de Ouro teve a transmissão de seu evento cancelada pela rede NBC no ano passado e precisou passar por uma reorganização completa, ampliando o número de votantes para aumentar sua diversidade, além de adotar um manual de ética.

Entretanto, mesmo com a HFPA aumentando a participação racial e étnica para mais de 51% de representação, o evento ignorou completamente a indicação de filmes com temática negra na categoria de Melhor Filme, buscando compensar com outros detalhes. Além da homenagem à Murphy, o evento será apresentado por um comediante negro, Jarrod Carmichael.

Ao longo da carreira, Eddie Murphy foi indicado seis vezes ao Globo de Ouro, mas só venceu uma vez, pelo papel coadjuvante em “Dreamsgirls”.

Anteriormente, o prêmio Cecil B. DeMille foi entregue a nomes como Oprah Winfrey (“A Cor Púrpura”), Meryl Streep (“O Diabo Veste Prada”), Sophia Loren (“Duas Mulheres”), Tom Hanks (“Forrest Gump”), Robert De Niro (“O Irlandês”) e Jane Fonda (“Barbarella”).

A transmissão do Globo de Ouro acontece em 10 de janeiro, mas ainda não foi confirmada no Brasil.

Nos EUA, A cerimônia terá exibição simultânea na rede de TV NBC e no serviço de streaming Peacock.