Cinemas recebem “Até os Ossos”, “O Menu” e mais uma dúzia de filmes

A programação de cinema desta quinta (1/12) acrescenta nada menos que 14 títulos em cartaz, incluindo destaques da temporada de premiações, sucessos recém-lançados nos EUA, cinco produções nacionais e o relançamento do […]

Divulgação/MGM

A programação de cinema desta quinta (1/12) acrescenta nada menos que 14 títulos em cartaz, incluindo destaques da temporada de premiações, sucessos recém-lançados nos EUA, cinco produções nacionais e o relançamento do blockbuster juvenil “Crepúsculo”. Mas um detalhe chama atenção: curiosamente, os filmes de maior distribuição são duas produções sobre canibais.

Confira abaixo a lista completa de estreia.

 

| ATÉ OS OSSOS |

 

O drama que volta a reunir o ator Timothée Chalamet com o diretor Luca Guadagnino após “Me Chame pelo Seu Nome” adapta o romance homônimo de Camille DeAngelis, que combina romance e canibalismo. O filme se passa nos anos 1980 e segue uma mulher em uma viagem em busca do pai que nunca conheceu, na tentativa de entender por que sente vontade de matar e comer as pessoas que a amam. No meio de sua jornada, ela encontra alguém que parece ser sua alma gêmea carnívora.

O roteiro foi escrito por Dave Kajganich, que trabalhou com Guadagnino em “Suspiria”, e o papel principal feminino é vivido por Taylor Russell (“Perdidos no Espaço”), que venceu o Troféu Marcello Mastroianni de Melhor Atriz Jovem no Festival de Veneza deste ano.

O elenco também inclui Mark Rylance (“Não Olhe para Cima”), André Holland (“Moonlight”), Jessica Harper (“Suspiria”), Michael Stuhlbarg (“Dopesick”), o diretor David Gordon-Green (“Halloween”), Francesca Scorsese (“We Are Who We Are”) e Chloë Sevigny (também de “We Are Who We Are”).

 

| O MENU |

 

A comédia de terror culinário segue convidados ricos (entre eles Anya Taylor-Joy, de “Os Novos Mutantes”, e Nicholas Hoult, de “X-Men: Fênix Negra”) que embarcam para uma ilha privada para participar de um banquete luxuoso preparado pelo prestigioso Chef Slowik (Ralph Fiennes, o Voldemort de “Harry Potter”). Mas ao chegarem no local, eles se deparam com um clima sinistro e descobrem que os pratos principais são eles mesmos.

Com direção de Mark Mylod (“Game of Thrones”), o filme atingiu 89% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e tem se mostrado um sucesso modesto nas bilheterias dos EUA.

 

| NOITE INFELIZ |

 

David Harbour (“Stranger Things”) interpreta um Papai Noel sanguinário nessa comédia de ação violenta. Na trama passada na véspera de Natal, uma equipe de mercenários de elite invade a casa de uma família rica que se odeia, fazendo todos de reféns. Porém, os invasores são surpreendidos pela visita de Papai Noel (Harbour), que ao ser recebido à tiros decide mostrar o que faz com meninos malvados.

O roteiro que apresenta o “Papai Noel Duro de Matar” foi escrito pela dupla Pat Casey e Josh Miller (ambos de “Sonic: O Filme”), a direção é de Tommy Wirkola (“Zumbis na Neve”) e o elenco também conta com John Leguizamo (“John Wick”), Beverly D’Angelo (“Entourage”), Alex Haskell (“Cowboy Bebop”) e Cam Gigandet (“Crepúsculo”).

 

| AFTERSUN |

 

O premiado drama britânico acompanha as lembranças de uma mulher chamada Sophie. Ela recorda a alegria e a melancolia de um feriado de verão na Turquia, que passou com o pai 20 anos atrás, quando era criança. Nesse passeio pela memória, eventos reais se misturam a fragmentos e fatos imaginários, enquanto ela busca preencher lacunas e reconciliar a imagem do pai com quem conviveu com as verdades sobre o homem que nunca conheceu.

A estreia da diretora Charlotte Wells venceu 15 prêmios internacionais, inclusive nos festivais de Cannes e Deuville, além de concorrer a mais cinco troféus no Spirit Awards 2023 (o Oscar do cinema independente) e ter rendido uma indicação a Paul Mescal (“A Filha Perdida”), intérprete do pai, ao troféu de Melhor Ator Europeu do Ano no European Film Awards.

 

| TUBARÃO – MAR DE SANGUE |

 

O suspense de tubarão acompanha um grupo de amigos pouco exemplares, que pegam “emprestado” dois jet skis para se divertir em alto-mar, mas acabam se envolvendo num acidente e ficam à deriva com um ferido. O sangue no mar atrai predadores que os cercam e atacam sem parar. Apesar do tema batido, elenco pouco conhecido e da ficha do diretor James Nunn (“Busca Explosiva 5” e “Busca Explosiva 6”) como especialista em thrillers de DVD, o ritmo é bem tenso.

 

| A MALDIÇÃO DO QUARTO 203 |

 

O terror indie acompanha duas melhores amigas que se mudam para um apartamento de história sombria e passam a ser aterrorizadas por espíritos malignos. Os papéis principais trazem Francesca Xuereb (“A Vida Sexual das Universitárias”) em sua estreia no cinema e a ucraniana Viktoria Vinyarska, que curiosamente já fez um filme brasileiro: “A Floresta de Jonatas”, em 2012. A direção é de Ben Jagger (“Corbin Nash”) e capricha nos clichês do J-horror, o cinema de terror do Japão.

 

| PLANO A |

 

Conhecidos por filmes de terror judeu, os irmãos israelenses Doron e Yoav Paz (“JeruZalem” e “Golem”) abordam o maior terror judeu de todos: o holocausto. Mas como filme de vingança sangrenta! A história é baseada em fatos reais, embora não muito divulgados, sobre um grupo de judeus sobreviventes que decidiu partir para o “olho por olho” com a população da Alemanha. Formado em 1945, diante da inconformidade com as sentenças “leves” para criminosos de guerra e a vitimização do povo cúmplice, o grupo traça uma meta ambiciosa: matar um alemão para cada judeu assassinado por nazistas, num total de 4 milhões.

Com fotografia de Moshe Mishali (“Fauda”) indicada ao “Oscar israelense”, o filme destaca em seu elenco o alemão August Diehl (“Bastardos Inglórios”) e a holandesa Sylvia Hoeks (“See”).

 

| BREVE HISTÓRIA DO PLANETA VERDE |

 

A fantasia premiada do argentino Santiago Loza (“La Paz”) é de 2019, ano em que venceu o Teddy de Melhor Filme LGBTQIAP+ no Festival de Berlim e o Janela Sangrenta de Melhor Filme Latino-Americano no Festival de Sitges, na Espanha, dedicado ao cinema fantástico. A trama acompanha Tania, uma mulher trans (Romina Escobar) que descobre que sua avó passou os últimos anos de sua vida na companhia amorosa de um alienígena. Juntamente com dois amigos, ela viaja pela Argentina rural para realizar o último desejo da avó e devolver a criatura ao seu local de origem.

 

| PEQUENOS GUERREIROS |

 

O filme infantil acompanha uma família em viagem de carro pelo interior do Ceará. Enquanto os adultos planejam pagar uma promessa, as três crianças se divertem com uma sucessão de descobertas inusitadas pela paisagem agreste, incluindo ETs e dinossauros que encontram pelo caminho, aprendendo as histórias e as riquezas culturais do sertão. O trabalho marca a estreia da produtora Bárbara Cariry (“A Jangada de Welles”) como diretora de longas.

 

| NA RÉDEA CURTA |

 

A comédia de humor popular é uma versão da websérie homônima. Acompanha Júnior, um filhinho da mãe que, ao descobrir que vai ser pai, decide ir atrás do pai que o abandonou há muito tempo. Mas claro que Mainha vai junto nesta jornada pelo interior baiano, enfrentando diversos perrengues que só servem para aproximar mais mãe e filho. A direção é da dupla Glenda Nicácio e Ary Rosa, que ficou conhecida com o dramático e premiado “Café com Canela” (2017), e o elenco destaca os atores Thiago Almasy, diretor-roteirista da série original, e Sulivã Bispo no papel feminino de Mainha, personagem que ele viveu também na série “Treme Treme” e até no Prêmio Multishow.

 

| ÊXTASE |

 

O primeiro longa documental de Moara Passoni, co-roteirista de “Democracia em Vertigem” (2019), é um relato impressionante e impactante de uma jovem anoréxica, que leva seu corpo até o limite. Narrado do ponto de vista da protagonista, o filme embarca no delírio de achar que uma vida feita de restrição e tortura represente seu contrário e seja extremamente sedutora. Venceu sete prêmios em festivais internacionais, a maioria europeus, e o de Melhor Filme de Estreia na Mostra de São Paulo de 2020.

 

| DEUS TEM AIDS |

 

Dois dos diretores mais representativos dos filmes de temática gay no Brasil se juntam num documentário sobre sorofobia, nome dado ao medo das pessoas com HIV. A obra acompanha sete artistas e um médico ativista, todos portadores do HIV, em seus cotidianos, lutas e artes, com destaque para performances provocativas. Os diretores são Fábio Leal, da comédia “Seguindo Todos Os Protocolos”, premiada no Festival de Tiradentes, e Gustavo Vinagre, da aventura “Três Tigres Tristes” (2022), premiada com o Teddy no Festival de Berlim deste ano.

 

| NUNCA MAIS SEREI A MESMA |

 

O documentário de Alice Lanari (“América Armada”) acompanha quatro mulheres de diferentes países, idades, origens e raças, que nunca se encontraram, mas compartilham histórias similares entre si, assim como a tantas outras mulheres latino-americanas que foram afetadas pela violência.

 

| CREPÚSCULO |

 

A Paris Filmes anunciou que relançará toda a “Saga Crepúsculo” nos cinemas brasileiros a partir desta quinta (1/12). O relançamento vai comemorar os 10 anos do final da franquia, que foi encerrada em 2012 com “Amanhecer – Parte 2”.

Os filmes chegarão semanalmente ao circuito, um título por vez, na ordem em que foram exibidos originalmente. Assim, “Crepúsculo” (2008) reestreia agora, sendo seguido por “Lua Nova” (2009) no dia 8, “Eclipse” (2010) no dia 15, “Amanhecer – Parte 1” (2011) no dia 20, finalizando com a “Parte 2” (2012) em 27 de dezembro.

Juntos, os cinco filmes da história de amor sobrenatural entre a mortal Bella (Kristen Stewart) e o vampiro Edward (Robert Pattinson) renderam mais de US$ 3,3 bilhões em bilheteria, gerando ainda inúmeras fanfics que originaram suas próprias franquias – de “Cinquenta Tons de Cinza” a “After”.

O sucesso dos filmes catapultou as carreiras do par central, que também viveu um namoro tumultuado fora das telas. Stewart e Pattinson têm feito alguns dos filmes recentes de mais prestígio e sucesso de Hollywood. Enquanto a atriz foi indicada ao Oscar por “Spencer”, o ator virou o novo “Batman” do cinema.

A “Saga Crepúsculo” também está integralmente disponível em streaming nas plataformas Netflix e Star+.