“Avatar: O Caminho da Água” liderou facilmente as bilheterias da América do Norte em seu primeiro fim de semana, com uma estreia estimada em US$ 134 milhões.
Os valores representam a maior bilheteria dos últimos anos para um filme fora do gênero dos super-heróis. Apenas outro blockbuster sem produção da Marvel conseguiu estrear com mais US$ 100 milhões na era pandêmica: “Top: Gun Maverick”, que iniciou com US$ 126,7 milhões no início deste ano nos EUA e Canadá, abrindo caminho para acumular impressionantes US$ 1,49 bilhão em todo o mundo.
O desempenho da continuação foi ainda melhor no exterior, onde rendeu US$ 301 milhões para chegar a um total global de US$ 435 milhões.
É muito dinheiro, mas não é recorde. Nas bilheterias domésticas, o filme de James Cameron empatou com “Batman” como a 5ª maior estreia do ano. Foi melhor na soma mundial, ficando atrás apenas de “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” (US$ 442 milhões globalmente) em 2022 e também de “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” (US$ 600 milhões globalmente) em todo o período pandêmico.
Comparado aos demais, o longa da Disney tem a desvantagem de ser mais caro que todos. Custou entre US$ 350 milhões a US$ 400 milhões para ser produzido, o que provavelmente é recorde na história de Hollywood. Em entrevistas sobre os custos, Cameron indicou que “Avatar 2” precisaria arrecadar US$ 2 bilhões para ser considerado um sucesso. Mas nem “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” conseguiu essa façanha.
O primeiro “Avatar”, por outro lado, faturou US$ 2,9 milhões entre seus vários relançamentos, quantia que é a maior arrecadação de todos os tempos. E vale lembrar que teve uma estreia “fraca”, com US$ 77 milhões domésticos em dezembro de 2009.
A continuação atingiu 78% de aprovação da crítica na média calculada pelo site americano Rotten Tomatoes e recebeu nota A do público, na pesquisa do CinemaScore. Essas avaliações positivas devem manter o filme no topo das bilheterias por várias semanas, dando-lhe impulso para ir atrás de sua meta distante.
Entretanto, apesar de quase não contar com concorrência nas próximas semanas, enfrenta um desafio causado por si mesmo: a longa duração de 3 horas e 12 minutos, que resulta em menos exibições diárias. Mas também tem um diferencial a seu favor: ingressos com preços mais caros, graças à exibição preferencial em salas especiais com projeção em 3D e/ou formato Imax.
A Disney pode estar fazendo contas, mas é a concorrência que olha o Top 5 e conta quatro títulos do estúdio entre as maiores bilheterias da semana.
Após cinco semanas em 1º lugar, “Pantera Negra: Wakanda para Sempre” ficou em 2º com US$ 5,3 milhões, seguido pelo suspense natalino “Noite Infeliz”, da Universal, com US$ 5 milhões, a animação “Mundo Estranho” com US$ 2,2 milhões e o terrir “O Menu”, produção do estúdio Searchlight que também faz parte da Disney, com US$ 1,7 milhão.
Confira abaixo os trailers das maiores bilheterias da semana nos EUA e Canadá.
1 | AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA |
2 | PANTERA NEGRA: WAKANDA PARA SEMPRE |
3 | NOITE INFELIZ |
4 | MUNDO ESTRANHO |
5 | O MENU |