Ataque cardíaco de Antonio Banderas inspirou “Gato de Botas 2”

A continuação “Gato de Botas 2: O Último Pedido” chegará aos cinemas brasileiros no início de 2023, quase 12 anos após o lançamento do primeiro filme. Essa demora se deve a diversos […]

Divulgação/Universal Pictures

A continuação “Gato de Botas 2: O Último Pedido” chegará aos cinemas brasileiros no início de 2023, quase 12 anos após o lançamento do primeiro filme. Essa demora se deve a diversos fatores, que incluem mudanças dentro da DreamWorks. Porém, existe também um motivo pessoal: o ataque cardiáco sofrido pelo ator Antonio Banderas, que dá voz ao personagem-título.

Falando com o site Yahoo! a respeito do atraso na produção, Banderas disse que “suponho que isso também tenha a ver com um susto que tive em 2017, no qual quase perdi a vida”. O “susto” a que o ator se refere foi o ataque cardiáco que ele sofreu em janeiro daquele ano. Na ocasião, Banderas precisou ser levado às pressas para o hospital e passou por uma cirurgia para implantar três stents em suas artérias coronárias.

Desde então, ele chamou o “susto” de “uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida” por mudar sua perspectiva sobre o que é mais importante para ele. E, não por acaso, essa sua nova perspectiva também é visível em “Gato de Botas 2″, já que o filme gira em torno da mortalidade do herói.

Na trama, o Gato de Botas é morto em ação e, após sacudir a poeira, descobre que já esgotou oito das suas nove vidas, e só tem uma restante. Isso o envia em uma aventura para encontrar o místico “Último Desejo” na esperança de restaurar suas vidas perdidas.

“É muito ousado, na verdade, que um filme para jovens reflita [sobre] essas questões abertamente, de uma forma muito elegante e com muito cuidado também”, disse Banderas. “Acho que é uma proposta bonita porque é bem feita. Fiquei surpreso que estávamos indo por esse caminho. Mas se há [qualquer] personagem que pode fazer isso, é o Gato de Botas.”

Mais do que um filme sobre mortalidade, “Gato de Botas 2: O Último Pedido” também se propõe a falar sobre representatividade. “Este foi um filme voltado para o público jovem. E o fato de o herói do filme ter sotaque, e o fato de alguns dos bandidos não terem, ele abre uma porta para a diversidade e para mudar as [mentes] daqueles jovens para pensar de uma maneira diferente”, explicou o ator.

“Achar que tudo é possível e não estamos respondendo a [estereótipos]. Você sabe, existem pessoas boas em todas as comunidades e pessoas más em todas as comunidades, e é assim que a vida funciona. Não somos bons ou maus por causa da cor da nossa pele ou do sotaque que temos. E essa foi uma mensagem importante para a comunidade espanhola. Este personagem é adorado em todo o mundo, em muitos países diferentes. Pela comunidade espanhola, ele é venerado”, completou ele.

“Gato de Botas 2: O Último Pedido” foi dirigido por Joel Crawford (“Os Croods 2: Uma Nova Era”) e Januel Mercado (“Dear Diary: World’s First Pranks”), e o elenco de dubladores ainda conta com Salma Hayek (“Casa Gucci”), Harvey Guillén (“O Que Fazemos nas Sombras”), Florence Pugh (“Não Se Preocupe, Querida”), John Mulaney (“Tico e Teco: Defensores da Lei”), Wagner Moura (“Narcos”), Ray Winstone (“Viúva Negra”) e Olivia Colman (“A Favorita”).

O filme tem estreia marcada para 5 de janeiro no Brasil. Assista abaixo ao trailer.