O ator Al Strobel, conhecido por seu papel na série “Twin Peaks”, morreu na sexta-feira (2/12). Ele tinha 83 anos e a causa da mote não foi divulgada.
A informação foi confirmada pela produtora Sabrina Sutherland, que trabalhou em “Twin Peaks”, e escreveu em seu perfil no Facebook: “Através da escuridão do passado, futuro e muita tristeza, dizemos adeus a Al Strobel. Ele é um ser humano insubstituível e sempre será uma parte importante da nossa família ‘Twin Peaks'”.
O ator perdeu seu braço esquerdo num acidente de carro quando tinha 17 anos e o fato de ter apenas um braço foi incorporado de forma marcante na série dos anos 1990. Presente desde o piloto de 1989, o personagem de Strobel, Philip Gerard, removeu o braço na trama para impedir que um ser sinistro possuísse seu corpo.
Ele apareceu em 10 episódios da série original e participou de um momento marcante no programa, quando recitava um poema em que dizia “fire walk with me” (traduzido em português como “o fogo anda comigo”).
A expressão batizou o filme derivado da série, “Twin Peaks: Fire Walk With Me”, de 1992, mas a referência perdeu o sentido na “tradução” brasileira, que ficou “Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer”.
Strobel também participou do revival da série, “Twin Peaks: O Retorno”, aparecendo em nove episódios de 2017.
Fora a atração criada pelo cineasta David Lynch e o roteirista Mark Frost, ele ainda atuou em cinco filmes independentes, dos quais três eram terrores baratos.
Nas redes sociais, o ator recebeu homenagem de Mark Frost, co-criador de “Twin Peaks”, que lembrou: ” Que cavalheiro caloroso e maravilhoso ele era”.