“Aftersun” vence prêmio de melhor filme independente britânico do ano

O aclamado longa-metragem de estreia da cineasta escocesa Charlotte Wells, “Aftersun”, foi o grande vencedor do BIFA (British Independent Film Awards), principal premiação do cinema independente do Reino Unido. O filme lançado […]

Divulgação/A24

O aclamado longa-metragem de estreia da cineasta escocesa Charlotte Wells, “Aftersun”, foi o grande vencedor do BIFA (British Independent Film Awards), principal premiação do cinema independente do Reino Unido.

O filme lançado neste fim de semana no Brasil conquistou sete troféus na cerimônia realizada na noite de domingo (4/12) em Londres.

Além de Melhor Filme Independente Britânico do ano, também levou os troféus de Melhor Direção, Direção de Estreante, Roteiro, Fotografia, Edição e Supervisão Musical.

“Aftersun” acompanha as lembranças de uma mulher chamada Sophie, que recorda a alegria e a melancolia de um feriado de verão com o pai na Turquia, há 20 anos atrás, quando era criança. Nesse passeio pela memória, eventos reais se misturam a fragmentos e fatos imaginários, enquanto ela busca preencher lacunas e reconciliar a imagem do pai com quem conviveu e as verdades sobre o homem que nunca conheceu.

A estreia da diretora Charlotte Wells já tinha vencido 15 prêmios internacionais, inclusive nos festivais de Cannes e Deuville, além de concorrer a mais cinco troféus no Spirit Awards 2023 (o Oscar do cinema independente) e ter render uma indicação a Paul Mescal (“A Filha Perdida”), intérprete do pai, ao troféu de Melhor Ator Europeu do Ano no European Film Awards.

Outro filme de cineasta feminina se destacou na premiação: “Blue Jean”, de Georgia Oakley, ganhou três prêmios: Melhor Performance Principal para Rosy McEwen (“O Alienista”), Melhor Performance Coadjuvante para Kerrie Hayes (“As Crônicas de Frankeinstein”) e Melhor Roteirista Estreante para a própria cineasta.

A premiação ainda destacou Safia Oakley-Green (“The Colour Room”) como de prêmio de Revelação do ano por seu papel em “The Origin”, longa-metragem de estreia de Andrew Cumming, e as atrizes Tamara Lawrance (“Invasão”) e Letitia Wright (“Pantera Negra”) conquistaram o troféu de Melhor Performance Conjunta pelo papel de gêmeas em “The Silent Twins”, de Agnieszka Smoczynska.

Já o prêmio de Melhor Filme Independente Internacional ficou com o norueguês “A Pior Pessoa do Mundo”, de Joachim Trier.

O BIFA ainda homenageou a atriz Samantha Morton (“The Walking Dead”) com o Prêmio Richard Harris, dedicado às contribuições de sua carreira para o cinema britânico.

Veja abaixo o trailer do grande vencedor, “Aftersun”, que pode ser visto atualmente nos cinemas brasileiros.