Tarantino critica Marvel e recebe resposta forte de astro de “Shang-Chi”

O cineasta Quentin Tarantino (“Era Uma Vez em… Hollywood”) criticou os filmes da Marvel, alegando que o modelo de produção do estúdio torna a presença dos astros obsoleta. Em entrevista ao poscast […]

Instagram/The Academy

O cineasta Quentin Tarantino (“Era Uma Vez em… Hollywood”) criticou os filmes da Marvel, alegando que o modelo de produção do estúdio torna a presença dos astros obsoleta. Em entrevista ao poscast “2 Bears, 1 Cave”, Tarantino disse que, nos filmes da Marvel, a estrela é o herói, não a pessoa que o interpreta.

“Parte da marvelização de Hollywood é… você tem todos esses atores que se tornaram famosos interpretando esses personagens”, disse Tarantino. “Mas eles não são estrelas de cinema. Certo? Capitão América é a estrela. Ou Thor é a estrela. Quero dizer, não sou a primeira pessoa a dizer isso. Eu acho que isso já foi dito um zilhão de vezes… mas é tipo, você sabe, são esses personagens da franquia que se tornaram as estrelas.”

O diretor fez questão de destacar que não estava querendo rebaixar a qualidade dos filmes de super-heróis, afirmando que não os odeia, mas também não os ama.

“Eu costumava colecionar quadrinhos da Marvel como um louco quando era criança”, acrescentou ele. “Há um aspecto de que se esses filmes fossem lançados quando eu tinha vinte e poucos anos, eu ficaria totalmente feliz e os amaria totalmente. Quero dizer, eles não seriam os únicos filmes sendo feitos. Seriam aqueles filmes entre outros filmes. Mas, você sabe, eu tenho quase 60 anos, então, não, não fico muito empolgado por eles.”

O que mais incomoda Tarantino não parece ser a presença de filmes de super-heróis, mas o domínio deles sobre todas as outras produções. “São as únicas coisas que parecem feitas. E são as únicas coisas que parecem gerar algum tipo de entusiasmo entre uma base de fãs ou até mesmo para o estúdio que os produz. É com isso que eles estão animados. E, você sabe, é apenas o fato de que eles são toda a representação desta era de filmes agora.”

Quentin Tarantino não é o primeiro cineasta veterano a criticar os filmes da Marvel. O diretor Martin Scorsese (“O Irlandês”) enfureceu os fãs de super-heróis um tempo atrás ao dizer que os filmes do estúdio eram mais parecidos com parques de atrações do que com cinema.

Mas após os comentários de Tarantino, o ator Simu Liu, protagonista de “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” (2021), resolveu dar sua própria opinião sobre o assunto. E foi contundente.

“Se os únicos guardiões do estrelato no cinema fossem Tarantino e Scorsese, eu nunca teria tido a oportunidade de estrelar um filme de mais de US$ 400 milhões”, escreveu ele numa postagem no Twitter. “Fico maravilhado pela genialidade cinematográfica deles. Eles são autores transcendentes. Mas eles não podem apontar o nariz para mim ou para ninguém.”

“Nenhum estúdio de cinema é ou será perfeito”, continuou ele. “Mas tenho orgulho de trabalhar com alguém que fez esforços contínuos para melhorar a diversidade na tela, criando heróis que capacitam e inspiram pessoas de todas as comunidades em todos os lugares. Eu amei a ‘Era de Ouro’ também… mas era branca como o inferno.”

“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” foi o primeiro filme do estúdio a ser protagonizado por um ator asiático e faturou US$ 432 milhões nas bilheterias, durante o auge da pandemia.