Duas séries britânicas, “Sex Education” e “Vigil”, venceram os troféus principais da 50ª edição do Emmy Internacional, que aconteceu na noite de segunda (21/11) em Nova York. “Sex Education”, disponibilizada pela Netflix, venceu na categoria de Melhor Série de Comédia, enquanto “Vigil”, produção da BBC inédita no Brasil. foi eleita a Melhor Série Dramática.
Outra produção da Netflix, a 2ª temporada de “Love on the Spectrum”, foi eleita Melhor Programa de Entretenimento Não-Roteirizado, enquanto mais uma atração britânica, “Help”, do Channel 4, foi vencedora na categoria de Melhor Telefilme ou Minissérie.
A consagração britânica se estendeu as prêmios de atuação: o escocês Dougray Scott venceu o troféu de Melhor Ator por seu trabalho na série “Crime”, da plataforma Britbox. Já a Melhor Atriz foi a francesa Lou de Laâge, estrela do telefilme “O Baile das Loucas”, da Amazon Prime Video.
O Brasil disputava três categorias com a série documental “O Caso Evandro”, a novela “Nos Tempos do Imperador” e o troféu de Melhor Atriz com Leticia Colin, pela série “Onde Está Meu Coração”. Mas terminou a cerimônia sem nenhum prêmio.
O evento ainda contou com homenagens à produtora Miky Lee (“Parasita”) e à cineasta Ava DuVernay (“Olhos que Condenam”).
“Muita coisa mudou na forma como consumimos televisão. Mas o que não mudou em um meio que foi inventado há mais de 100 anos é o poder que esse meio nos oferece”, disse DuVernay, durante sua participação.
“A televisão, especialmente a televisão internacional, é uma janela para o mundo, que conecta pessoas de todas as esferas da vida e de lugares onde há escassez de oportunidades para assistir imagens em filme. Não temos salas de arte em Compton [bairro pobre de Los Angeles]. Não há cinemas independentes em Selma [cidade do interior do Alabama]. A segregação do cinema acontece onde você realmente não consegue encontrar imagens de outras pessoas. A televisão torna-se essa janela de maneiras expansivas, expandindo nossa compreensão de nós mesmos e uns dos outros. É de vital importância”, acrescentou.
Confira abaixo a lista completa dos vencedores do Emmy Internacional 2022.
Melhor Programa Artístico
“Freddie Mercury: The Final Act” (Reino Unido)
Melhor Ator
Dougray Scott – “Irvine Welsh’s Crime” (Reino Unido)
Melhor Atriz
Lou de Laâge – “O Baile das Loucas” (França)
Melhor Comédia
“Sex Education” (Reino Unido)
Melhor Documentário
“Enfants De Daech, Les Damnés De La Guerre” / “Iraq’s Lost Generation” (França)
Série de Drama
“Vigil” (Reino Unido)
Melhor Animação Infantil
“Shaun, o Carneiro: Aventura de Natal” (Reino Unido)
Melhor Programa Infantil
“My Better World” (África do Sul)
Melhor Ficção Infantil
“Kabam!” (Holanda)
Melhor Programa Não-Anglófono do Horário Nobre dos EUA
“Buscando A Frida” (Estados Unidos)
Melhor Programa de Entretenimento Não-Roteirizado
“Love on the Spectrum – Season 2″ (Austrália)
Melhor Série de Curta Duração
“Rūrangi” (Nova Zelândia)
Melhor Documentário Esportivo
“Queen Of Speed” (Reino Unido)
Melhor Telenovela
“YeonMo” / “The King’s Affection” (Coreia do Sul)
Melhor Filme para TV ou Minissérie
“Help” (Reino Unido)