Sean Penn presenteia presidente da Ucrânica com seu Oscar

O ator Sean Penn (“Flag Day – Dias Perdidos”) presenteou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com um dos seus dois Oscars. Penn entregou o troféu a Zelensky pessoalmente, ao se reunir […]

Instagram/Volodymyr Zelensky

O ator Sean Penn (“Flag Day – Dias Perdidos”) presenteou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com um dos seus dois Oscars. Penn entregou o troféu a Zelensky pessoalmente, ao se reunir com ele em Kiev.

“É apenas uma bobagem simbólica, mas se eu souber que isso está aqui, me sentirei melhor e forte o suficiente para as lutas”, disse Penn a Zelensky em um vídeo postado pelo presidente ucraniano. “Quando você vencer, traga de volta para Malibu, porque me sentirei muito melhor sabendo que há um pedaço de mim aqui.”

Em troca, o presidente ucraniano presentou Sean Penn com uma medalha de Honra ao Mérito “por seu apoio sincero e contribuição significativa para a popularização da Ucrânia no mundo”.

Não ficou claro qual dos Oscars Penn presenteou a Zelensky. O ator venceu a estatueta duas vezes, a primeira por “Sobre Meninos e Lobos” (2003) e a segunda por “Milk: A Voz da Igualdade” (2008). Além disso, ele também foi indicado por “Os Últimos Passos de um Homem” (1995), “Poucas e Boas” (1999) e “Uma Lição de Amor” (2001).

Penn estava na Ucrânia no início do ano filmando um documentário sobre a invasão russa e precisou fugir do país em março. Seu apoio à Ucrânia o colocou na lista de pessoas proibidas de entrar na Rússia, junto com outros apoiadores da Ucrânia – como o ator Ben Stiller (“A Vida Secreta de Walter Mitty”).

Durante a cerimônia, Zelenskyy também homenageou outras pessoas, como o ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson, os primeiros-ministros da República Tcheca, Polônia e Eslovênia, além dos presidentes da Comissão Europeia. Assista abaixo ao encontro de Penn e Zelensky.