Nova animação da Disney, “Mundo Estranho” é principal estreia nos cinemas

Duas das principais animações do ano chegam juntas aos cinemas nesta quinta (24/11), embora “Pinóquio” tenha distribuição limitada devido à prioridade dada por sua produtora, a Netflix, ao streaming. Isso deixa “Mundo […]

Divulgação/Disney

Duas das principais animações do ano chegam juntas aos cinemas nesta quinta (24/11), embora “Pinóquio” tenha distribuição limitada devido à prioridade dada por sua produtora, a Netflix, ao streaming. Isso deixa “Mundo Estranho” à vontade para dominar o circuito, com lançamento em mais de mil salas.

Apesar desse monopólio, a produção infantil mais progressista da História da Disney vai enfrentar resistência dupla, de famílias conservadoras e da Copa do Mundo.

Enquanto isso, o circuito limitado ainda traz uma ótima comédia britânica, três boas produções francesas, dois excelentes thrillers de ação sul-coreanos, mais dois longas brasileiros e um blockbuster do começo do século em relançamento comemorativo. Confira abaixo os detalhes de todos esses filmes.

 

| MUNDO ESTRANHO |

 

A animação é um marco de representatividade na filmografia da Disney, ao destacar como protagonista um adolescente gay de pais birraciais. O filme também possui uma forte mensagem de aceitação de diferenças e ressalta a importância do meio ambiente. E essa combinação de temas, capaz de dar urticária em conservadores, é a maior ousadia já vista numa produção infantil da Disney até hoje. A reação previsibilíssima a isso já preparou o estúdio a não lançar o filme em certos países e esperar ataques raivosos à produção na internet (e espera-se que apenas lá).

Apesar disso, a história em si não se afasta muito do modelo das aventuras familiares tradicionais do estúdio. A trama acompanha a missão de uma família de exploradores espaciais que, anos depois do sumiço de seu velho patriarca, retorna ao mundo estranho em que ele desapareceu, um lugar desconhecido e traiçoeiro, cheio de criaturas fantásticas e prontas para engolir qualquer um. E para a surpresa de todos, eles encontram o velho aventureiro vivendo naquele lugar inóspito como se fosse um paraíso. Mas a grande descoberta da viagem é perceber que a maior ameaça que podem enfrentar são as diferenças entre eles.

O filme tem roteiro de Qui Nguyen e direção de Don Hall, dupla responsável por “Raya e o Último Dragão” (2021), e o elenco de dubladores originais é encabeçado por Jake Gyllenhaal e Dennis Quaid, que voltam a viver pai e filho 18 anos depois de “O Dia Depois do Amanhã”, enquanto Jaboukie Young-White (“Only Murders in the Building”) encarna o filho e neto gay dos dois.

Outras vozes famosas da versão legendada são Lucy Liu (“Elementary”), Gabrielle Union (“Doze é Demais”) e Alan Tudyk (“Resident Alien”).

 

| PINÓQUIO |

 

Há mais de uma década em desenvolvimento, a animação em stop-motion do cineasta Guillermo del Toro (vencedor do Oscar por “A Forma da Água”) conta uma versão altamente estilizada da fábula de Carlo Collodi (1826–1890), que abraça o lado mais sombrio da trama clássica, ao se focar na construção da autoestima de uma criança.

Concebido com imaginação macabra, o filme surpreende por apresentar de forma inovadora uma história excessivamente conhecida – e que neste mesmo ano ganhou nova e tediosa versão da Disney. O fato é que a parceria do diretor com Mark Gustafson, animador de “O Fantástico Sr. Raposo” (2009), consegue emocionar e inspirar como as melhores lições dos contos de fada. E ainda conta com fantoches impressionantes, criados pela produtora Mackinnon and Saunders (“Noiva Cadáver”).

A versão dublada em idioma inglês traz o estreante Gregory Mann como a voz de Pinóquio, Ewan McGregor (“Aves de Rapina”) como o Grilo Falante e David Bradley (“Game of Thrones”) como Gepeto, além de Cate Blanchett (“Carol”), Tilda Swinton (“Suspiria”), Tim Blake Nelson (“Watchmen”), Finn Wolfhard (“Stranger Things”), Ron Perlman (“Hellboy”), Christoph Waltz (“007 Contra Spectre”), John Turturro (“Transformers”) e Burn Gorman (“The Expanse”) em seu elenco grandioso.

O lançamento nos cinemas é limitado, já que a produção foi feita pela Netflix visando o streaming – a estreia digital está marcada para 9 de dezembro.

 

| SRA. HARRIS VAI A PARIS |

 

Lesley Manville (“The Crown”) vive uma faxineira viúva na Londres dos anos 1950, que se apaixona perdidamente por um vestido de alta costura da Dior. Enquanto sonha com a alta costura inviável para sua condição financeira, ela recebe a notícia de que tem direito a uma pensão pela morte do marido na guerra e entende a descoberta como um sinal para viajar até Paris e adquirir um Dior diretamente da coleção da temporada. Mas ao chegar com suas roupas simples é ridicularizada e precisa mostrar que tem condições de realizar seu sonho.

A comédia edificante é baseada num romance popular de Paul Gallico (1897-1976), autor mais conhecido pela trama de desastre que inspirou “O Destino do Poseidon” (1972) e seu remake de 2006. A direção é de Anthony Fabian (“Mais de Mil Palavras”) e o elenco também destaca a premiada Isabelle Huppert (“Elle”), Lambert Wilson (“Matrix Revolutions”), Alba Baptista (“Warrior Nun”) e Lucas Bravo (“Emily em Paris”).

 

| LIGAÇÃO EXPLOSIVA |

 

Thriller sul-coreano ao estilo de “Velocidade Máxima” (1994), acompanha um gerente de banco (Jo Woo-jin, de “Narco-Santos”) a caminho do trabalho com os dois filhos pequenos, que recebe uma ligação avisando que eles estão sentados em uma bomba. Se alguém sair do veículo, a bomba explodirá, a menos que ele pague uma fortuna. Depois de achar que é uma piada, ele muda de ideia quando vê outro carro-bomba explodir na sua frente. Só que passa a ser suspeito de terrorismo e perseguido pela polícia, enquanto a voz no telefone lhe proíbe de parar e exige o dinheiro que seu banco protela para liberar. Tenso e com 89% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 

| FORÇA BRUTA |

 

O divertido filme de ação sul-coreano é continuação de “The Outlaws” (2017), lançado direto em VOD no Brasil, e traz novamente o policial Ma Seok-do (vivido por Ma Dong-seok de “Invasão Zumbi”) como protagonista. Ele recebe a missão de ajudar na repatriação de um criminoso foragido no Vietnã. Porém, ao chegar no país estrangeiro, descobre que o caso é ligado a um assassino em série que atacou turistas por muitos anos. Com uma pancadaria elogiadíssima, o filme tem 96% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 

| MEU FILHO É UM CRAQUE |

 

A simpática comédia familiar francesa acompanha um menino de apenas 12 anos que é bom de bola e a única alegria de seu pai deprimido. Vendo a dificuldade do pai para superar a separação de sua mãe, a criança resolve agradá-lo, dizendo que foi selecionado para a equipe infantil de um importante time inglês. Só que a mentira faz o homem abandonar tudo para planejar uma mudança para a Inglaterra.

Baseado numa história em quadrinhos – “Dream Team”, dos espanhóis Artur Laperla e Mario Torrecillas – , o filme de Julien Rappeneau (“Rosalie Blum”) traz François Damiens (“A Família Belier”) e Ludivine Sagnier (“Lupin”) no papel dos pais.

 

| MALI TWIST |

 

O novo filme de Robert Guédiguian (“As Neves do Kilimandjaro”) é uma história de amor em tempo de twist e revolução. Passada no Mali em 1962, encontra jovens divididos entre a música do Ocidente e o marxismo. Quando Samba, um jovem socialista, se apaixona pela animada Lara durante uma de suas missões, resolve fugir com ela para a cidade grande. Mas seu romance é proibido, porque a fuga de Lara é de um casamento forçado que a lei e os costumes reconhecem. A ordem para se conformar e se integrar ao novo nacionalismo faz Samba duvidar da linha política que ajudou a implantar no país.

O casal é vivido pelo franco-congolês Stéphane Bak (de “A Crônica Francesa”) e a estreante Alice da Luz, uma modelo de origem cabo-verdiana.

 

| GOLIAS |

 

No drama francês, o Golias da referência bíblica é uma poderosa empresa fabricante de pesticida, que promete grandes resultados na agricultura, enquanto envenena a população em troca do lucro. Mas vítimas se unem para enfrentar o gigante e seu advogado sedutor num processo milionário. Baseado numa história real, o filme tem direção de Frédéric Tellier (“Através do Fogo”) e destaca Pierre Niney (“Frantz”) como o advogado da empresa.

 

| SERIAL KELLY |

 

Gaby Amarantos (“De Perto Ela Não é Normal”) vive a Kelly do título, uma cantora de forró eletrônico que, enquanto cumpre uma agenda de shows em inferninhos pelo sertão, vai deixando um rastro de mortes pelo caminho. Ao se ver investigada pelos assassinatos de três homens, sua turnê mambembe se transforma em estratégia de fuga, com a polícia em seu encalço.

Estreia em longa-metragem de René Guerra, diretor do curta premiado “Vaca Profana” (que levou o prêmio do público no Festival do Rio de 2017), o filme também traz Paula Cohen (“1 Contra Todos”) e Thomas Aquino (“Deserto Particular”) como policiais.

 

| ALICE DOS ANJOS |

 

Em clima de teatro infantil – e musical – , o longa de estreia de Daniel Leite Almeida adapta as histórias de Lewis Carrol sobre Alice (a do País das Maravilhas) para o sertão nordestino. Após correr atrás de um bode preto apressado que usa terno e gravata, a Alice brasileira é transportada a um lugar mágico, cheio de personagens malucos que se tornam seus novos amigos. Mas ela logo se depara com um viés social, ao encontrar um influente coronel que diz mandar em tudo e, em nome do poder e do progresso a qualquer preço, decide tomar as terras das comunidades tradicionais para construir uma usina hidrelétrica. A fábula politizada é estrelada pela jovem estreante Tiffanie Costa e vários atores pouco vistos nas telas.

 

| HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA – 20º ANIVERSÁRIO |

 

O segundo filme de “Harry Potter” volta aos cinemas em comemoração ao aniversário de 20 anos de seu lançamento.