Netflix renova “Sandman” para 2ª temporada

A Netflix deu sinal verde para a aguardada 2ª temporada de “Sandman”, adaptação dos quadrinhos cultuados de Neil Gaiman. A confirmação da renovação se segue a um recado do Twitter oficial da […]

Divulgação/Netflix

A Netflix deu sinal verde para a aguardada 2ª temporada de “Sandman”, adaptação dos quadrinhos cultuados de Neil Gaiman.

A confirmação da renovação se segue a um recado do Twitter oficial da editora DC Comics, que dizia: “O sonho continua. ‘Sandman’ retornará com novos episódios baseados em vários volumes da graphic novel de Neil Gaiman para explorar ainda mais histórias dos Perpétuos”.

Entretanto, esse tuite foi imediatamente apagado. Na dúvida, o site Deadline foi atrás de suas fontes e confirmou que a série foi realmente renovada.

Lançada no início de agosto, “Sandman” teve 69,5 milhões de horas de visualização em sua primeira semana, dobrando na segunda para 127,5 milhões, marcando 77,2 milhões em sua terceira semana e obtendo 53,8 milhões em sua quarta. Mas o próprio Neil Gaiman disse que essa performance robusta não garantia uma renovação automática, uma vez que os capítulos tinham uma produção cara.

Com episódios baseados nos dois primeiros volumes da coleção em sua 1ª temporada, “Sandman” impressionou por sua capacidade de ser visualmente fiel aos quadrinhos, apesar dos contrastes na apresentação dos personagens, muitos deles escalados com intérpretes de raças e sexos diferentes das páginas originais – incluindo o Lúcifer vivido por Gwendoline Christie (a Brienne de “Game of Thrones”), a Morte interpreta por Kirby Howell-Baptiste (“The Good Place”) e Lucienne (antigamente conhecida como o assistente Lucien) em interpretação de Vivienne Acheampong (“The One”).

A história também foi transposta para os dias atuais – em vez dos anos 1980 – , embora comece nos primeiros anos do século 20, quando o Perpétuo conhecido como Sonho (Tom Sturridge, de “Longe Deste Insensato Mundo”) é preso pelo ritual de um mago. Ao se libertar após várias décadas, ele dá início a uma jornada para retomar o domínio do reino dos sonhos. Para isso, precisa recuperar três ferramentas que lhe foram roubadas – uma algibeira cheia de areia, um rubi e um elmo – , numa busca que o leva até o inferno.

Com uma mitologia complexa, que inclui a concepção dos irmãos do Sonho – Perpétuos que representam Morte, Destino, Delírio, Desejo, Destruição e Desespero (em inglês, todos os nomes começam com a letra D) – a trama de “Sandman” capturou a imaginação de uma geração nos anos 1980 e ajudou a lançar o conceito de quadrinhos adultos numa época em que o gênero era sinônimo de super-heróis.

A continuidade da adaptação permitirá levar ao público alguns dos textos mais complexos e desconcertantes da trama de Gaiman, com personagens históricos e míticos, como William Shakespeare, o imperador Otávio Augusto e Orfeu, que têm suas histórias incorporadas à narrativa publicada pela DC.