Fim de “The Walking Dead” abre universo de derivados da série. Saiba o que acontece agora

O final de “The Walking Dead”, exibido na noite de domingo (20/11), pode ter encerrado a trama de 11 temporadas da série de zumbis, mas também abriu caminho para a volta dos […]

Divulgação/AMC

O final de “The Walking Dead”, exibido na noite de domingo (20/11), pode ter encerrado a trama de 11 temporadas da série de zumbis, mas também abriu caminho para a volta dos personagens principais em atrações derivadas.

Não é segredo que três séries derivadas começaram a ser desenvolvidas durante a reta final da atração. E a conclusão da trama central serviu para apontar os caminhos a serem seguidos na expansão da franquia.

Tem spoiler para quem ainda não viu a despedida da série.

Uma das maiores surpresas do último episódio, batizado de “Rest in Peace” (Descanse em paz), foi o retorno de Rick (Andrew Lincoln) e Michonne (Danai Gurira), que não apareciam há anos na atração. Foi uma aparição pequena e o maior gancho para a continuação da história, e só foi incluída na pós-produção, depois da conclusão das gravações da série.

“Fizemos uma gravação secreta, e a grande questão era conseguir manter isso em segredo do público”, contou a showrunner da série, Angela Kang, em entrevista ao site Variety. “Porque as coisas estavam vazando tudo a torto e a direito. Tivemos que esconder isso. Então, filmamos quando ninguém esperava.”

A cena serviu para apresentar detalhes que serão exploradas numa minissérie focada na dupla. “Andy, Danai e eu estamos trabalhando nessa história há tanto tempo que a conhecíamos por dentro e por fora”, explicou o produtor executivo Scott Gimple. “E estávamos apenas escolhendo o momento certo para introduzi-la”.

Conforme divulgado anteriormente, o spin-off vai mostrar a busca de Michonne – que saiu de “The Walking Dead” em 2020, na metade da 10ª temporada – por Rick, ao descobrir que ele sobreviveu à explosão vista em sua última aparição na série principal – na metade da 9ª temporada, em 2018.

“As pessoas saberão mais sobre tudo o que viram [nas cenas do final]. Tudo será revelado”, disse Gimple. “A história por trás da armadura que Michonne está usando é importante. O que Rick está fazendo é fundamental para sua história, assim como o que ele ouve do helicóptero. Há um mundo novo que vamos apresentar e que as pessoas viverão por vários meses.”

Outra atração derivada será “The Walking Dead: Dead City”, que vai se passar na ilha de Manhattan, coração de Nova York, vista pela primeira vez no apocalipse zumbi. A nova produção vai juntar a improvável dupla formada por Negan (Jeffrey Dean Morgan) e Maggie (Lauren Cohan).

Em relação a esta série, Gimple explica que a atração vai mostrar uma trégua entre os dois ex-inimigos, iniciada após Negan salvar o filho de Megan e se desculpar por ter matado brutalmente seu marido Glenn. “Não é algo completamente resolvido. Na verdade, há uma invocação [no final de ‘The Walking Dead’] de que isso nunca será resolvido”, o produtor comentou.

“Eles chegaram a um ponto em que disseram todas as coisas certas para tentar consertar as coisas. Mas não está resolvido. Porque eu acho que Maggie simplesmente não consegue perdoá-lo”, acrescentou Kang. “E acho que, para Negan, o verdadeiro crescimento que ele mostrou é que ele não tentou apenas fazer coisas para ajudá-la. Ele assumiu suas próprias ações, dizendo as palavras e também aceitando que ela não estaria pronta [para perdoá-lo]. E quando ele se afasta, enquanto o resto do grupo está [celebrando a vitória final] em casa, é meio que reconhecendo: ‘Eu deveria estar com minha esposa agora. E eu não vou causar mais dor a ela’. Negan percorreu o caminho mais longo. E acho que isso os deixa em um lugar interessante, porque o relacionamento deles pode mudar para qualquer direção. É volátil, sabe?”

“Dead City” vai se passar alguns anos após o final de “The Walking Dead”. E essa passagem de tempo é essencial para a história. “‘The Walking Dead’ termina com muito mais esperança para o futuro”, disse Morgan. “No que diz respeito aos dois, achei que houve um pouco de compreensão entre Maggie e Negan no final. E então, a maneira como a nova série começa, talvez não seja exatamente como Negan esperava”

“A nova série não começa imediatamente após o que vimos acontecer”, continuou ele. “Alguns anos se passaram e quando você alcança esses dois personagens, não é tão otimista quanto Negan acreditava que as coisas se tornariam.”

Quando questionado se Negan realmente mudou, Morgan respondeu que “gosto de pensar que ele é um homem melhor por causa de tudo isso e vê o erro em seus caminhos. Dito isso, não sei se Negan algum dia mudará completamente suas listras. Acho que neste mundo, ele encontrou uma maneira de sobreviver. E embora ele tenha se esforçado muito para fazer parte deste nosso grupo, imagino que seria fácil cair em alguns velhos hábitos.”

Por fim, também haverá um terceiro spin-off focado no personagem de Daryl (Norman Reedus). Inicialmente, a série seria estrelada por Daryl e Carol (Melissa McBride), mas McBride acabou desistindo, deixando o parceiro sozinho na nova atração.

“Isso é algo que refletiu um pouco no final [de ‘The Walking Dead’], por causa das mudanças que aconteceram com o spin-off”, disse Kang. “Originalmente, eles iam sair juntos na moto. Mas ficamos com uma versão em que tivemos que separá-los. E então muitas circunstâncias vão assumir o controle no spin-off. Mas eles não acham que isso é um adeus definitivo. Porque não é, eles sempre vão encontrar um caminho de volta um para o outro”, acrescentou, sugerindo um reencontro.

Embora não detalhe muito a respeito dessa nova série, o episódio final de “The Walking Dead” dá alguns indícios do que o spin-off pode abordar.

A série termina com a felicidade reinando em Commonwealth, Alexandria e Hilltop. Maggie, que foi reintegrada como líder de Hilltop, decide que as comunidades em crescimento devem aprender mais sobre o estado do mundo pós-apocalíptico e envia Daryl numa missão de reconhecimento. Embora Maggie não mencione exatamente o que ela quer que Daryl descubra, é sugerido que ela quer compreender por que os mortos-vivos estão mudando. E isso faz uma ligação com outro spin-off da série, “The Walking Dead: Um Novo Universo”.

O último capítulo de “The Walking Dead: Um Novo Universo” terminou com uma cena apontando que o apocalipse zumbi começou na França. E é lá que Daryl vai parar em sua série derivada. Mas nem ele vai saber como chegou na Europa, ao começar a nova atração.

Vale lembrar que a importância da França faz parte da mitologia da franquia desde a 1ª temporada de “The Walking Dead”, quando o Dr. Edwin Jenner (Noah Emmerich) contou a Rick que os cientistas franceses foram os últimos a “desaparecer” quando o surto começou, sugerindo a relevância do país.

E a cena pós-créditos de “The Walking Dead: Um Novo Universo” revelou o laboratório francês com o qual Jenner estava se comunicando, agora abandonado e coberto de pichações de que “os mortos nasceram aqui”. Na cena, um único cientista retorna ao local, mas é morto por um homem não identificado que revela que os cientistas franceses estão todos mortos ou presos. O atirador também os culpa por “tornar [o vírus] pior” em uma referência velada às variantes de zumbis.

Portanto, se Daryl for para a França, ele poderia descobrir como o surto começou, por que variantes de zumbis evoluíram em “The Walking Dead” e até se algum progresso foi feito em relação a uma possível cura.