Estúdio de “Duna” e “Godzilla vs Kong” troca Warner por parceria com a Sony Pictures

A Legendary Entertainment, produtora por trás de filmes como “Duna” (2021) e “Godzilla vs Kong” (2021), encerrou a sua parceria com a Warner Bros. e anunciou um acordo de distribuição com a […]

Divulgação/Warner

A Legendary Entertainment, produtora por trás de filmes como “Duna” (2021) e “Godzilla vs Kong” (2021), encerrou a sua parceria com a Warner Bros. e anunciou um acordo de distribuição com a Sony Pictures.

Segundo esse novo acordo, que terá validade de vários anos, a Sony ficará responsável pela comercialização e distribuição dos próximos títulos da Legendary.

Apesar da troca, o acordo deixa de fora projetos existentes da parceria até então vigente, como a vindoura continuação de “Duna”, com lançamento previsto para novembro de 2023, cuja distribuição continuará sendo do estúdio da Warner Bros. Discovery.

Em um comunicado à imprensa, a Sony Pictures e a Legendary enfatizaram que as empresas estão alinhadas em seu “compromisso contínuo com a distribuição nos cinemas como um carro-chefe” e destacam “o valor da janela de distribuição de longo prazo nas salas de cinema para os filmes”.

Trata-se de uma cutucada nada sutil na Warner. Em 2020, a Legendary chegou a ameaçar entrar com uma ação legal contra a Warner por decidir lançar todos os seus filmes de 2021 – incluindo “Godzilla vs Kong” e “Duna” – simultaneamente no cinema e na HBO Max.

Na ocasião, as duas empresas chegaram em um acordo que parecia ter deixado ambas as partes satisfeitas. Além disso, mesmo com o lançamento simultâneo nos EUA, “Godzilla vs Kong” arrecadou US$ 470 milhões globalmente e “Duna” rendeu mais de US$ 400 milhões em todo o mundo, tornando-se os maiores sucessos de bilheteria durante o auge da pandemia.

“A Legendary é, bem, lendária, e estamos entusiasmados e afortunados em adicionar seus projetos ao nosso compromisso contínuo com grandes filmes na tela grande”, disse Tom Rothman, CEO do Sony Pictures Motion Picture Group.

“É uma rara oportunidade de fazer uma parceria desta forma mutuamente benéfica com verdadeiros profissionais, que estão completamente alinhados em nosso compromisso de distribuição nas salas de cinemas e têm visão para este negócio”, disseram Josh Greenstein e Sanford Panitch, presidentes do Sony Pictures Motion Picture Group. “O brilho criativo e o poder de Legendary são enormes e estamos ansiosos para levar seu trabalho aos cinemas de todo o mundo.”

Como parte do acordo, a Sony fará a distribuição dos filmes da Legendary em todo o mundo, menos na China, que será realizada pela divisão asiática da Legendary. A Sony Pictures também cuidará do entretenimento doméstico e da distribuição para a TV dos títulos que a Legendary produzir.

Como a Sony é o único estúdio sem plataforma própria de streaming para filmes, a Legendary mantém a opção de produzir e distribuir seu conteúdo para todo esse mercado competitivo.

“À medida que continuamos a aumentar nossas ofertas de conteúdo, estamos entusiasmados em estabelecer esse relacionamento com Tony, Tom, Sanford, Josh e o restante da excepcional equipe da Sony”, disse Joshua Grode, CEO da Legendary. “O compromisso da Sony com a distribuição nos cinemas se alinha com nossa visão de como extrair o máximo de valor dos filmes da Legendary. A incrível lista de filmes que [a produtora] Mary Parent acumulou foi criada para a experiência nos cinemas e estamos entusiasmados com nossa parceria com a Sony para esta próxima fase de crescimento da Legendary”.

“Também somos gratos à Warner Bros. Pictures, que tem sido um parceiro valioso da Legendary por muitos anos, e esperamos continuar nosso trabalho com os talentosos executivos da Warner/Discovery”, completou Grode.

Entre os filmes mais recentes da Legendary estão “Pokémon: Detetive Pikachu” (2019), “Enola Holmes” (2020) e “Enola Holmes 2” (2022), e o estúdio ainda trabalha numa continuação de “Kong vs. Godzilla” e numa série com os monstros desta franquia.

A perda de parceiro tão importante é mais um golpe na combalida estrutura da Warner Bros. Discovery, que vem acumulando erros de administração desde que a Time-Warner teve sua compra pela AT&T autorizada em 2018, apenas para ser negociada com a Discovery três anos depois.