Estreias: As 10 melhores séries que chegam ao streaming

A volta de séries bastante esperadas se destaca na programação das plataformas digitais. Mas também chamam atenção as novas produções que mostram o lado sombrio do futebol, às vésperas da Copa do […]

Divulgação/Netflix

A volta de séries bastante esperadas se destaca na programação das plataformas digitais. Mas também chamam atenção as novas produções que mostram o lado sombrio do futebol, às vésperas da Copa do Mundo do Catar.

Confira abaixo as 10 séries de maior impacto na programação de streaming da semana.

 

| MANIFEST 4 | NETFLIX

 

A primeira parte do final de “Manifest” começa finalmente a responder os mistérios relacionados aos passageiros do voo 828.

A série acompanha os passageiros de um avião, que após ficar cinco anos desaparecido, aterrissa em seu destino como se nada tivesse acontecido. Os passageiros estão exatamente como eram, sem que o tempo tivesse avançado para eles, o que chama atenção do governo, da mídia e afeta as famílias que os consideravam mortos. Para completar, os viajantes ainda precisam lidar com um efeito colateral inesperado de seu desaparecimento: passam a ouvir “chamados” para fazer determinadas coisas.

Segundo os produtores, entre eles o célebre cineasta Robert Zemeckis (“De Volta para o Futuro”), a trama foi inspirada pelo desaparecimento misterioso do voo 370 da Malaysia Airlines, mas a premissa também sugere influência de “Lost” e “The 4400”.

A Netflix salvou a série do cancelamento na TV aberta e encomendou 20 capítulos inéditos para finalizar a trama, dos quais metade chegam nesta sexta (4/11). E todo o elenco original está de volta para o desfecho, com destaque para Josh Dallas (o Príncipe Encantado de “Once Upon a Time”), Melissa Roxburgh (série “Valor”), Parveen Kaur (série “Beyond”), Luna Blaise (série “Fresh Off the Boat”), J.R. Ramirez (série “Jessica Jones”), Matt Long (“Helix”), Daryl Edwards (“Demolidor”) e Holly Taylor (“The Americans”).

Já Athena Karkanis (série “Zoo”) e o menino Jack Messina (“Maravilhosa Sra. Maisel”), integrantes das três temporadas originais, não vão voltar devido aos fatos vistos no final do último capítulo exibido.

 

| WHITE LOTUS 2 | HBO MAX

 

Originalmente concebida como minissérie, a atração volta para uma nova temporada após vencer o Emmy e se tornar um grande sucesso. Os novos episódios apresentam um novo grupo de hóspedes numa unidade diferente da rede fictícia de hotéis The White Lotus. Desta vez, a trama vai acompanhar turistas americanos de férias na Itália.

Apesar das mudanças, o elenco vai trazer de volta Jennifer Coolidge, que também venceu o Emmy no papel de Tanya McQuoid. Ela agora estará em férias na Sicília, onde vai encontrar os novos personagens vividos por Aubrey Plaza (“Legion”), Michael Imperioli (“Família Soprano”), F. Murray Abraham (“Homeland”), Tom Hollander (“Missão: Impossível – Nação Secreta”), Theo James (“A Mulher do Viajante no Tempo”), Haley Lu Richardson (“A Cinco Passos de Você”), Will Sharpe (“Giri/Haji”), Adam DiMarco (“A Ordem”), Meghann Fahy (“The Bold Type”) e Leo Woodall (“Cherry – Inocência Perdida”), entre outros.

A produção continua a cargo do criador Mike White (“Escola do Rock”), que somou às vitórias da série mais dois Emmys – de Melhor Roteiro e Direção.

 

| LIGAÇÕES PERIGOSAS | LIONSGATE+

 

A série baseada no clássico literário de Choderlos de Laclos é um prólogo que explora o começo do relacionamento doentio entre a Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, que se conheceram como jovens amantes apaixonados em Paris às vésperas da Revolução Francesa. A trama explora a decadência da nobreza na Paris pré-revolucionária, mostrando as habilidades de sedução e manipulação do casal em sua escalada social.

A obra original já teve diversas adaptações, sendo a mais bem-sucedida o filme dirigido por Stephen Frears em 1988, estrelado por Glenn Close, John Malkovich e Michelle Pfeiffer, que venceu três Oscars. Também houve versões contemporâneas, como “Segundas Intenções” (1999), com Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe e Reese Whitherspoon, e até uma versão brasileira, exibida como minissérie na Rede Globo.

A produção atual foi desenvolvida por Harriet Warner (criadora de “Tell Me Your Secrets”) e destaca no elenco Alice Englert (“Dezesseis Luas”) e Nicholas Denton (“Glitch”) como os notórios amantes, além de Lesley Manville (“Trama Fantasma”) e Carice Van Houten (“Game of Thrones”) como nobres envolvidas na ascensão da futura marquesa.

 

| JOGO DA CORRUPÇÃO | AMAZON PRIME VIDEO

 

“Jogo da Corrupção” é, na verdade, a 2ª temporada de “El Presidente”, criada pelo roteirista argentino Armando Bó, que venceu o Oscar pelo filme “Birdman” (2014). Em sua 1ª temporada, a série abordou o começo do escândalo conhecido como “FIFA Gate”, expondo falcatruas da Federação Argentina e de dirigentes chilenos de futebol. Já os novos episódios focarão nos desdobramentos da corrução futebolística no Brasil, por meio da ascensão de João Havelange ao comando da FIFA.

A produção destaca o ator português Albano Jerónimo (“The One”) e os brasileiros Maria Fernanda Cândido (“O Traidor”) e Eduardo Moscovis (“Boa Dia, Verônica”) em papéis centrais. Jerónimo vive Havelange, Maria Fernanda interpreta sua esposa, Anna Maria Havelange, e Moscovis é o bicheiro Castor de Andrade, que inspirou o recente documentário “Doutor Castor”, lançado em fevereiro pela Globoplay.

Além deles, Leo Cidade (“Cinderela Pop”) e Polliana Aleixo (“Em Família”) vivem o casal Havelange na juventude e o colombiano Andrés Parra retoma seu papel da 1ª temporada como o ex-dirigente de futebol chileno Sergio Jadue, pivô do “FIFA Gate”, que volta transformado em narrador e elemento cômico dos novos episódios.

 

| GOL CONTRA | NETFLIX

 

O título da série colombiana se refere ao gol contra de Ándres Escobar, que eliminou a seleção da Colômbia na Copa do Mundo de 1994. Mas também é uma metáfora para o relacionamento perigoso entre futebol e narcotráfico na época de Pablo Escobar.

A série acompanha a carreira de Ándres Escobar de 1987 a 1994, período em que foi considerado um dos maiores zagueiros colombianos. Ele fazia parte de uma geração de ouro da Colômbia, formada também pelo folclórico goleiro Higuita, Asprilla, Rincón e Valderrama, e foi campeão da Copa Libertadores por seu time, o Atlético Nacional. Dez dias após fazer o gol contra que deu a vitória aos Estados Unidos no Mundial, encerrando o sonho da Colômbia conquistar sua primeira Copa, ele foi assassinado com um tiro disparado à queima-roupa por um traficante.

Desenvolvida pela dupla Pablo Gonzalez e C.S. Prince (que também criaram “O Maior Assalto” na Netflix), a produção é estrelada por Juan Pablo Urrego (“MalaYerba”) como o zagueiro azarado.

 

| GARCÍA! | HBO MAX

 

A primeira produção original espanhola da HBO Max adapta os quadrinhos homônimos de Santiago García e Luis Bustos, que satirizam o Capitão América.

A trama se passa numa versão distópica da Espanha atual, dividida e à beira do caos político, onde uma repórter investigativa (Veki Velilla, de “Yrreal”) descobre uma conspiração de décadas: a existência de um superagente criado em um laboratório na década de 1950 pelos serviços secretos fascistas do general Franco e preservado criogenicamente. Depois de 60 anos congelado em sono profundo, García (Francisco Ortiz, de “El Cid”), o supersoldado com incrível força física e programado para obedecer ordens sem questionar, é acordado pela repórter e se vê desorientado e confuso em uma Espanha que mudou tanto que ele não consegue mais reconhecer.

A série foi desenvolvida por Sara Antuña (“Atrapada”) e Carlos de Pando (“O Ministério do Tempo”) e conta com direção do cineasta Eugenio Mira (“Toque de Mestre”).

 

| YOUNG ROYALS 2 | NETFLIX

 

A série gay adolescente acompanha a história do jovem príncipe sueco Wilhelm (Edvin Ryding), que vai estudar em um internato da alta sociedade após se meter em confusões que prejudicaram a imagem da realeza. Ao chegar à escola de elite, ele é apresentado a Simon (Omar Rudberg), um dos integrantes do coral do colégio, e logo amizade entre os dois ganha profundidade romântica, mas diversas barreiras impedem que eles fiquem juntos.

A 2ª temporada se passa em meio à difícil e dolorida separação do casal, após Wilhelm se tornar o próximo na linha de sucessão ao trono e ser forçado a escolher o dever sobre o amor. Mas o vazamento de um vídeo de sexo e rejeição ao conservadorismo acaba fazendo com que os dois tentem encontrar uma forma de permanecerem juntos.

 

| REBOOT | STAR+

 

A nova comédia de Steve Levitan, o criador de “Modern Family” (2009-2020), satiriza a crescente inclinação da indústria televisiva para reviver programas de sucesso do passado. A trama gira em torno do revival de uma sitcom dos anos 2000, acompanhando a reunião do elenco e os bastidores da produção.

Sem se ver desde o fim do programa, o reencontro dos atores gera momentos constrangedores. Mas a maior ênfase fica por conta do choque cultural entre a equipe de novos roteiristas, contratados para atualizar a série, e o criador da atração, refletindo as mudanças sociais e culturais dos últimos 20 anos.

O elenco destaca Keegan-Michael Key (“Schmigadoon!”), Johnny Knoxville (“Jackass Para Sempre”) e Judy Greer (“Homem-Formiga”) como as antigas estrelas da sitcom, Calum Worthy (“The Act”) como um ex-ator mirim, Paul Reiser (“Stranger Things”) como o criador do programa, Rachel Bloom (“Crazy Ex-Girlfriend”) como a nova roteirista visionária e Krista Marie Yu (“Last Man Standing”) como vice-presidente de Comédia da Hulu (plataforma que exibe a série nos EUA).

 

| THE MOSQUITO COAST 2 | APPLE TV+

 

A 2ª temporada adere melhor ao filme homônimo, ao acompanhar a família dos protagonistas na floresta da Guatemala, mas dividida entre abraçar o plano do pai idealista, que quer viver num paraíso tropical, ou escapar do perceptível inferno.

A história é baseada no romance de Paul Theroux, publicado em 1981, mas sua 1ª temporada resultou muito diferente da adaptação cinematográfica de 1986, que foi estrelada por Harrison Ford. No filme, a motivação para o protagonista conduzir sua família para as florestas da América Latina era a desilusão com os Estados Unidos e o desejo de criar uma utopia. Já na série, ele está literalmente em fuga dos EUA, situação que alimenta tensão, suspense e problemas na dinâmica familiar. E esta não é a única mudança. O filho mais velho virou uma garota.

Apesar disso, o ator principal, Justin Theroux (“The Leftovers”), é sobrinho do escritor do livro. O resto do elenco destaca Melissa George (“30 Dias de Noite”) como sua esposa e os jovens Gabriel Bateman (“Brinquedo Assassino”) e Logan Polish (“Sonhando Alto”) como seus filhos.

A adaptação está a cargo do produtor-roteirista Neil Cross (criador da série “Luther”) em parceria com Tom Bissell (“Artista do Desastre”). Eles coproduzem a atração com o cineasta Rupert Wyatt (“Planeta dos Macacos: A Origem”), que assinou a direção dos dois primeiros episódios. O que, por sinal, resultou num visual extremamente cinematográfico.

 

| FLORDELIS: QUESTIONA OU ADORA | GLOBOPLAY

 

A série documental de true crime conta a história da ex-deputada Flordelis, acusada de mandar matar seu marido, o pastor Anderson do Carmo, assassinado a tiros na porta de casa, em Niterói, em junho de 2019.

Em seis capítulos, a produção parte do crime que desestabilizou a família de 55 filhos adotivos do casal, para contar a trajetória da mulher pobre da favela do Jacarezinho, no Rio, que virou liderança evangélica aliada ao presidente Jair Bolsonaro. O título “Questiona ou Adora” é inspirado num dos sermões da pastora — que tinha sua própria Igreja, o Ministério Flordelis, com cinco filiais — e no título de um de seus CDs como cantora gospel.

A proliferação de seus filhos adotivos também é explorada pela produção, que mostra como ela era considerada altruísta por abrigar dezenas de crianças. Só que vários filhos e uma neta também são acusados de envolvimento no assassinato do marido de Flordelis. Outro detalhe bizarro é que, antes de virar marido, Anderson foi um dos filhos de criação de Flordelis e também seu genro, já que namorou um das filhas biológicas da pastora.

Cheia de reviravoltas e surpresas, a história é contada pela equipe de jornalismo da Globo, numa produção que chega ao streaming na véspera do julgamento do crime – marcado para começar na segunda-feira (7/11) em Niterói, Rio de Janeiro.