Daniel Radcliffe reforça crítica à transfobia da criadora de “Harry Potter”

O ator Daniel Radcliffe, estrela da franquia “Harry Potter”, reforçou sua necessidade de se manifestar contra as declarações polêmicas da autora J.K. Rowling a respeito das pessoas transgênero. Durante o auge dos […]

Divulgação/IMDb

O ator Daniel Radcliffe, estrela da franquia “Harry Potter”, reforçou sua necessidade de se manifestar contra as declarações polêmicas da autora J.K. Rowling a respeito das pessoas transgênero. Durante o auge dos ataques da criadora de Harry Potter contra transexuais, Radcliffe publicou uma carta aberta na qual declarou que “mulheres transgênero são mulheres”.

“A razão pela qual eu senti muito, muito mesmo, que eu precisava dizer alguma coisa quando o fiz foi porque, particularmente desde que terminei ‘Potter’, eu conheci muitas crianças e jovens queer e trans que tinham uma enorme identificação com os filmes”, disse Radcliffe, em entrevista ao site IndieWire. “E então, vendo-as machucadas naquele dia, eu queria que elas soubessem que nem todos na franquia se sentiam assim. E isso foi muito importante.”

A carta aberta de Radcliffe foi publicada no site The Trevor Project, mantido por uma organização sem fins lucrativos que se concentra nos esforços de prevenção de suicídio na comunidade LGBTQIAP+.

“Foi muito importante porque trabalhei com o Trevor Project por mais de 10 anos, então acho que não conseguiria me olhar no espelho se não tivesse dito nada”, acrescentou Radcliffe.

A polêmica envolvendo Rowling explodiu em junho de 2020, quando ela postou uma série de comentários no Twitter nos quais argumentou que discutir a identidade de gênero era uma forma de negar o sexo biológico.

“Se o sexo não é real, não há atração pelo mesmo sexo”, escreveu ela na época. “Se o sexo não é real, a realidade vivida pelas mulheres globalmente é apagada. Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos discutirem significativamente suas vidas.”

Desde então, a autora tem se envolvido em diferentes polêmicas relacionadas às pessoas transgênero. E foi isso que levou Radcliffe a se posicionar.

“Mulheres trans são mulheres”, escreveu ele em sua carta aberta. “Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e a dignidade das pessoas transgênero e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência neste assunto do que Jo ou eu.”

Radcliffe ainda acrescentou que, “para todas as pessoas que agora sentem que sua experiência com os livros [de ‘Harry Potter’] foi manchada ou diminuída, lamento profundamente a dor que esses comentários causaram em vocês. Eu realmente espero que não percam inteiramente o que era valioso nessas histórias para vocês”.

Daniel Radcliffe não foi o único ator de “Harry Potter” a se manifestar contra Rowling. Vários outros membros do elenco também fizeram declarações similares. Mais recentemente, o ator Tom Felton, que interpretou Draco Malfoy nos filmes, procurou distanciar a franquia cinematográfica da figura de Rowling.

“Sou pró-escolha, pró-discussão, pró-direitos humanos em geral e pró-amor. E qualquer coisa que não seja essas coisas, eu realmente não tenho tempo para isso”, disse Felton ao jornal The Independent. “É também um lembrete de que, por mais que Jo seja a fundadora dessas histórias, ela não fez parte do processo de filmagem tanto quanto algumas pessoas podem pensar. Acho que só me lembro de vê-la uma ou duas vezes no set.”

Daniel Radcliffe será visto em breve na comédia “Weird: The Al Yankovic Story”, que estreia em 3 de novembro no serviço de streaming Roku Channel.