Criador de “Sonic” é preso por crime no mercado financeiro

Yuji Naka, criador do personagem e da franquia de games “Sonic”, foi preso nesta sexta (18/11) no Japão, sob a acusação de usar informações privilegiadas no mercado de ações. Segundo o comunicado […]

Divulgação/Paramount

Yuji Naka, criador do personagem e da franquia de games “Sonic”, foi preso nesta sexta (18/11) no Japão, sob a acusação de usar informações privilegiadas no mercado de ações.

Segundo o comunicado oficial emitido pelos investigadores do caso, Naka supostamente obteve informações confidenciais sobre um novo jogo para smartphone da série “Dragon Quest” em janeiro de 2020, enquanto trabalhava para a desenvolvedora Square Enix.

O jogo em questão estava sendo desenvolvido pela Square Enix e pela produtora de jogos online Aiming. Na ocasião, Naka supostamente comprou 10 mil ações da Aiming, por aproximadamente US$ 20 mil, antes do anúncio do lançamento do jogo.

Ou seja, ele sabia que o anúncio iria fazer o valor das ações subirem e aproveitou essa informação para comprar ações com o mercado em baixa.

Caso seja comprovada a acusação, isso representa uma violação da Lei de Instrumentos Financeiros e Câmbio do Japão.

Dois outros homens, um ex-funcionário da Square Enix e um amigo de Naka, também foram presos por compras antecipadas de ações da Aiming. Não se sabe até o momento se algum dos três homens vendeu suas ações na época da alta.

A Square Ennix divulgou uma declaração oficial afirmando que “como a investigação do Ministério Público do Distrito de Tóquio está em andamento, continuaremos a cooperar totalmente com a investigação”.

Lançado em 1991 para a desenvolvedora Sega, o primeiro jogo do “Sonic” foi um sucesso comercial e de crítica, tornando o simpático e veloz ouriço azul um personagem capaz de rivalizar com o Mario, do jogo do “Super Mario Bros”, como um dos maiores ícones da era de ouro dos videogames.

Naka deixou a Sega em 2006 para abrir sua própria empresa de jogos, a Prope, que desenvolveu jogos para o console Nintendo Wii. Em 2016, ele chegou a ingressar na Square Enix, mas saiu em 2022 após ser afastado do cargo de diretor do jogo “Balan Wonderworld”. Depois da sua saída, ele processou a empresa e a criticou publicamente nas suas redes sociais.

O personagem do “Sonic” ganhou duas adaptações para o cinema, uma lançada em 2020 e outra em 2022, que juntas renderam mais de US$ 700 milhões nas bilheterias.