Cantor Bebeto Alves, pai de Mel Lisboa, morre aos 68 anos

O músico, cantor e compositor gaúcho Bebeto Alves, pai da atriz Mel Lisboa, morreu na madrugada desta segunda-feira (7/11), aos 68 anos, no Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre (RS), onde […]

Instagram/Bebeto Alves

O músico, cantor e compositor gaúcho Bebeto Alves, pai da atriz Mel Lisboa, morreu na madrugada desta segunda-feira (7/11), aos 68 anos, no Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre (RS), onde ele estava internado.

O artista havia sido diagnosticado com um câncer de pulmão, que foi agravado por uma embolia. Ele já enfrentava a doença há alguns meses.

Natural de Uruguaiana, no interior do Rio Grande do Sul, ele lançou seu primeiro disco solo em 1981 e viveu seu auge logo depois, quando o disco ao vivo “Notícia Urgente” (1983) o transformou em favorito da crítica gaúcha e a música “Quando eu Chegar” (1984) se tornou uma das mais tocadas do estado.

Seus discos seguintes, como “Novo País” (1985), “Pegadas” (1987) e “Danço Só” (1988) estabeleceram um estilo próprio, mesclando a milonga e os ritmos gaúchos a arranjos de pop e rock.

Bebeto Alves era considerado um dos grandes ícones da música gaúcha moderna, junto com Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro, Vitor Ramil e Kleiton e Kledir. Ainda que seu sucesso fosse principalmente local, ele nunca deixou de gravar, lançando seu último álbum em 2021. Também teve músicas gravadas por Belchior e Ana Carolina.

Além de músico, também foi ator, com trabalhos de destaque no épico gaúcho “Netto Perde Sua Alma” (2001), filme premiado de Tabajara Ruas e Beto Souza, e também na minissérie “Caixa Preta” (2017). Além disso, protagonizou seu próprio documentário, “Mais Uma Canção”, em 2012.

Em uma homenagem nas redes sociais, Mel Lisboa celebrou a importância artística do pai.

“Nas pegadas das suas botas, ele trouxe as ruas de Porto Alegre. E na cidade dos seus versos, o sonho dos seus amigos. Meu pai, Bebeto Alves, grandessíssimo artista, partiu nesta madrugada Como toda estrela, segue emanando sua luz mesmo após ter se apagado. Ficam sua vasta obra e a imensa saudade. Pegadas que jamais serão apagadas. Te amo para sempre, papis”.