Artistas homenageiam Erasmo Carlos: “Um gigante”

Vários artistas usaram as redes sociais e a imprensa para expressar sua tristeza tristeza na tarde desta terça (22/11) pela morte de Erasmo Carlos. Companheiros de geração e até jovens que o […]

Instagram/Rita Lee

Vários artistas usaram as redes sociais e a imprensa para expressar sua tristeza tristeza na tarde desta terça (22/11) pela morte de Erasmo Carlos. Companheiros de geração e até jovens que o idolatravam se manifestaram em tributo ao talento “tremendão” que o Brasil perdeu.

Roberto Carlos e Wanderléa, dois dos amigos mais antigos de Erasmo Carlos, abrem a fila de tributos. Com Erasmo, o trio simbolizou a Jovem Guarda, aparecendo juntos em shows, no programa musical da Record TV e em filmes que marcaram o auge da geração que popularizou o rock no Brasil.

Amigo e parceiro mais próximo de Erasmo por mais de meio século, Roberto Carlos publicou uma mensagem em seu perfil no Instagram, junto de um vídeo com vários momentos da dupla ao som de “Amigo”, grande sucesso da parceria, salientando que “ele viverá sempre em meu coração”.

“Minha dor é muito grande, nem sei como dizer tudo o que eu penso desse meu amigo querido, meu grande irmão. Meu ídolo por tudo, pela sua lealdade, sua inteligência, sua bondade, por tudo o que eu conheço dele. Um ser humano maravilhoso esse meu irmão. É um privilégio para mim ter um amigo, um irmão assim por todos esses anos. Difícil encontrar palavras para falar desse cara: o meu amigo Erasmo Carlos. Ele viverá sempre em meu coração. Que o nosso Deus de bondade o proteja e o abençoe sempre. Amém, amém, amém”, diz o texto de Roberto.

Wanderléa, por sua vez, enviou uma mensagem de áudio emocionada para a imprensa, em que se dirige aos fãs e também ao velho amigo.

“Eu quero me reportar aos companheiros, aos amigos, aos fãs, que nos acompanharam desde muito cedo. Vocês podem imaginar o que estou sentindo. É o mesmo que vocês estão sentindo, pelo o que representa o Erasmo em nossos corações, na história da música brasileira. Esse talento, esse poeta, esse homem amoroso, esse “gigante gentil”. Um homem elegante, que nos deixa um legado de exemplo de vida. Ele estará sempre muito vivo em nossas lembranças mais profundas”, começou.

“Amo Erasmo, assim como vocês, ele estará sempre em minhas orações. Tenho certeza que ele será recebido pelos anjos de luz, hoje no dia do músico, um dia muito especial. Erasmo, que os anjos de luz te recebam com todo amor, com toda reverência que você merece. Amado Erasmo, que a luz divina o acompanhe sempre, que sua luz brilhe, assim como brilhou aqui na Terra, que brilhe no céu”, completou a cantora.

Também da mesma geração, Ronnie Von revelou ter passado mal ao saber da notícia. “Eu dei uma baqueada. Tinha acabado de almoçar e estava tomando um café, quando veio a notícia. Tomei um susto tão grande. Eu tomo remédio para transtorno de ansiedade todo dia e tive uma crise de extrassístole (quando o coração tem uma batida extra no ritmo normal) muito grande, um inferno. Aí comecei a passar mal, a casa virou de cabeça para baixo, fiquei zonzo, me levaram para o quarto e fiquei lá”, disse.

Ao se recuperar, ele fez uma postagem breve no Instagram, ao lado de uma foto da Jovem Guarda em aparecia junto com o Tremendão. “Meu amigo, esteja onde estiver tenha a certeza que cumpriu sua missão. Sempre de bem com a vida, estar ao seu lado sempre foi motivo de festa e alegria. Vá em paz nosso amado gigante gentil, te levarei no meu coração para sempre”, escreveu.

Vários outros se manifestaram de forma sucinta. O ator Chay Suede, que viveu Erasmo Carlos no filme “Minha Fama de Mau”, manifestou-se pelo Stories, publicando uma foto em que aparece ao lado do cantor e outra de Erasmo ao violão com a legenda: “para sempre”. Rita Lee publicou uma foto abraçada no amigo, escrevendo em seu Instagram: “Erasmo meu rock’n’roller favorito”. Gilberto Gil resgatou um trecho de uma live recente com o roqueiro. Os Paralamas do Sucesso postaram foto de show de uma parceria de 2014. E Maria Bethânia incluiu em seu Instagram um vídeo de “As canções que Você Fez pra Mim”, em que canta “Agora eu choro só, sem ter você aqui”.

Em sua vez, Caetano Veloso fez diferente, dando show de eloquência. O tropicalista publicou um vídeo antigo com Erasmo e um grande texto para expressar a grandiosidade da carreira do amigo.

“Erasmo, com seu imenso talento, com todo seu corpo grande, passava, como ninguém, a sensação de pureza. Ele dizia com sinceridade que não tinha medo da morte. Só conheci um outro que dissesse isso assim: o guitarrista Perinho Santana. Há muito o que celebrar a respeito da vida e da obra de Erasmo. Junto a Roberto e Wanderléa, ele formou uma máquina potente de criação que sintonizou a música popular do Brasil com o espírito do mundo. Não haveria tropicalismo sem eles. Sem eles não haveria vida verdadeira no Brasil. E Erasmo sempre o mais puro e o mais livre. Tenho a honra de ter escrito, desde o exílio, “De Noite na Cama”, a pedido dele. Outro dia falei numa entrevista de figuras decisivas na MPB. Não me referi a ele, talvez por senti-lo acima dessa sigla. Mas o fato é que, sem ele e seus companheiros da Jovem Guarda, eu não teria feito nada do que fiz de relevante. O amor pela pessoa era, foi, é ainda mais importante”, declarou Caetano.

Nando Reis fez eco sobre a importância do artista.

“Nosso mudo está desmoronando. Sem Erasmo nada teria acontecido, não haveria “Detalhes”, “Além do Horizonte”, “Sentado à beira do caminho”, “Cavalgada”… não haveria nada. Erasmo é parte da espinha dorsal do nosso cancioneiro, mestre da minha cartilha de como compor uma canção. Astro maior da constelação estelar da Música Brasileira. Que homem admirável perdemos”, o antigo Titã escreveu.

Marina Lima, por sua vez, lembrou a reação de Erasmo para sua gravação de “Mesmo que Seja Eu”. E acrescentou uma belíssima homenagem a seu legado.

“Nos anos 80, quando o Fantástico fazia vídeos musicais, o Ed Valesko fez esse clipe comigo de ‘Mesmo que Seja Eu’, canção do Roberto e Erasmo que eu tinha acabado de gravar. Essa gravação causou um auê danado, por ser uma mulher cantando essa letra. E o Erasmo comentou na época comigo ter adorado essa minha da música. Fiquei super orgulhosa!!!”, contou.

“A verdade é que tive pouco contato com o Erasmo durante a minha carreira, mas tanto ele quanto o Roberto sempre foram de uma gentileza, uns cavalheiros incríveis a cada encontro. E hoje esse nosso Tremendão se foi… Sei que é triste partir. Mas quando se deixa uma obra dessas, as musicas mais lindas e eternas do cancioneiro popular brasileiro, é pra sentir Gratidão. Um gigante se foi, mas nos deixou de presente uma trilha pro resto de nossas vidas! Boa viagem, Erasmo! E obrigada por tanto!!!”, completou.

Marisa Monte acrescentou elogios. “Um espírito colossal com um coração bondoso. Não era à toa que seu apelido era Gigante Gentil. Super pai, super avô, super-homem”, escreveu no Twitter.

“Eu adoro a narrativa descritiva de suas composições e as cenas cinematográficas que ele sabia criar como ninguém para ilustrar as situações vividas nas canções. Aprendi muito com ele e me orgulho de ter sido sua parceira, cúmplice e amiga. Descanse em paz meu ídolo e querido amigo inspirador! Te amo Gigante Gentil”, acrescentou.

Frejat compartilhou sua dor. “Estou com o coração em pedaços pelo falecimento do meu muito, mas muito querido amigo e parceiro Erasmo Carlos. Vai deixar muita saudade por seu carinho, gentileza, bom humor e talento. Vai por esse caminho de luz que sempre te iluminou, amigo querido!”, disse o ex-Barão Vermelho.

E Milton Nascimento contou a história de quando Erasmo Carlos salvou sua vida.

“Tive a sorte de conviver com Erasmo praticamente desde a minha chegada ao Rio. Sempre prestigiamos um ao outro, foram muitos shows, encontros pelo Brasil, e muitas conversas. Ele até salvou minha vida uma vez, na Urca, estava atravessando a rua e não vi o carro vindo. Erasmo saiu correndo e me empurrou bem na hora. Depois, até brinquei com ele dizendo que, se não tivesse morrido atropelado, poderia ter morrido com a força do empurrão dele”, contou.

“Erasmo era coração puro, fiquei muito emocionado quando o encontrei na minha última temporada no Rio, em agosto, quando dediquei o show pra ele. Vai deixar muitas saudades. Te amo, meu amigo!”, finalizou Bituca.