Alec Baldwin processa equipe do filme “Rust” por morte de diretora de fotografia

O ator Alec Baldwin decidiu abrir um processo contra membros da equipe do filme “Rust” que, segundo ele, seriam os responsáveis por entregar em suas mãos a arma carregada que acabou matando […]

Instagram/Alec Baldwin

O ator Alec Baldwin decidiu abrir um processo contra membros da equipe do filme “Rust” que, segundo ele, seriam os responsáveis por entregar em suas mãos a arma carregada que acabou matando a diretora de fotografia Halyna Hutchins, atingida por uma bala no peito.

Protocolado na sexta (11/11) na Justiça de Los Angeles, nos Estados Unidos, a ação nomeia a armeira Hannah Gutierrez-Reed, a cenógrafa Sarah Zachry, o fornecedor de munições Seth Kenney e o assistente de direção Dave Halls, que deu o revólver nas mãos do ator, como a hierarquia de funcionários que levaram ao incidente de 21 de outubro do ano passado.

Segundo Baldwin, Halls teria garantido que o revólver era uma “arma fria”, não carregada com munição de verdade.

No processo, o advogado do ator, Luke Nikas, argumenta que Hutchins está morta “porque balas de verdade foram entregues ao set e colocadas na arma”.

“Essa tragédia aconteceu em um set de cinema — não um estande de tiro, não um campo de batalha, não em uma locação em que deveria existir a mais remota chance de uma arma conter munição verdadeira”, diz o texto.

“Mais do que qualquer outra pessoa naquele set, Baldwin foi erroneamente visto como o autor desta tragédia. Por essas alegações cruzadas, Baldwin procura limpar seu nome”, acrescenta o processo do ator.

Em uma entrevista à ABC, Baldwin afirmou que nunca apertou o gatilho da arma que acabou matando Hutchins e ferindo o diretor Joel Souza, durante a produção do filme no Novo México. A arma teria disparado sozinha. Mas os funcionários apontados no processo movido pelo ator também negaram ser responsáveis pela morte da diretora de fotografia.

Em agosto deste ano, investigadores declararam que não acreditam que a arma tenha sido carregada com projéteis de verdade “intencionalmente” ou “com o objetivo de ferir ou matar”.

Até o momento, a promotoria dos Estados Unidos ainda não declarou se irá indiciar alguém pelo caso.

Em fevereiro, a família de Hutchins também abriu um processo, contra Baldwin e outros produtores de “Rust”, chegando a um acordo no mês passado. Ela tinha 41 anos e deixou marido e um filho.