Público reclama de cenas escuras de “A Casa do Dragão” e HBO culpa diretor

O público de “A Casa do Dragão” resolveu reclamar do crescente número de cenas escuras da série, tão escuras que é impossível ver o que acontece mesmo em telas de 4k. Vários […]

Divulgação/HBO

O público de “A Casa do Dragão” resolveu reclamar do crescente número de cenas escuras da série, tão escuras que é impossível ver o que acontece mesmo em telas de 4k. Vários comentários negativos inundaram as redes sociais na madrugada desta segunda (3/10), após a exibição do episódio “Driftmark”, totalmente escuro.

Diante da repercussão, a HBO Max decidiu se manifestar, respondendo um tuite que exigia “um pedido de desculpas por escrito por fazer um episódio inteiro em tela preta”.

“A iluminação esmaecida desta cena foi uma decisão criativa intencional”, disse o canal pago, empurrando a responsabilidade para o diretor do episódio.

Quem dirigiu “Driftmark” foi Miguel Sapochnik, que venceu um Emmy pelo episódio da Batalha dos Bastardos em “Game of Thrones”, mas também polemizou ao deixar na escuridão a esperada batalha de “The Long Night”, o cerco de Winterfell pelas tropas mortas-vivas do Rei da Noite.

Sapochnik é um defensor da utilização de iluminação natural – velas, fogos – em cenas noturnas, por isso não usa refletores e mergulha cenas importantes no breu. Essa abordagem costuma ser defendida com o exemplo dado pelo célebre cineasta Stanley Kubrick no filme “Barry Lydon”. Mas, ao contrário das obras de Sapochnik, todas as cenas de iluminação natural da obra-prima de 1975 são bastante visíveis – não por acaso, renderam o Oscar de Melhor Fotografia para John Alcott.

O incômodo causado por essa escolha não deve ter se restringido às manifestações dos fãs, pois Sapochnik é uma baixa da 2ª temporada da série. Ele não vai mais dirigir episódios nem atuará como co-showrunner do spin-off de “Game of Thrones”.

O diretor passou três anos no projeto e a sua saída fará com que o criador de “A Casa do Dragão”, Ryan Condal (criador também da sci-fi “Colony”), assuma sozinho os rumos da série como único showrunner a partir da 2ª temporada. Condal continuará a trabalhar em estreita colaboração com o autor dos livros desse universo, George RR Martin, e o resto da equipe de produção.

Para o lugar de Sapochnik, a produção acrescentou o diretor Alan Taylor, outro veterano de “Game of Thrones” (e que também dirigiu “Thor: O Mundo Sombrio”), que filmará os principais episódios da 2ª temporada.

De todo modo, o diretor firmou um acordo com a HBO para desenvolver novos projetos e permanecerá como produtor executivo – um cargo mais simbólico que realmente executivo – durante a duração da série de fantasia.