A cantora Shakira lançou o clipe de “Monotonía”, seu primeiro trabalho após o divórcio do jogador de futebol Gerard Piqué.
Parceria com o cantor Ozuna, o vídeo foi gravado em setembro na cidade de Manresa, localizada na Catalunha (Espanha), e mostra a cantora com um buraco no peito, após ser atingida por um tiro de bazuca.
Ela aparece caminhando nas ruas com o coração sangrento nas mãos, e a metáfora se estende a imagens do órgão sendo pisoteado por transeuntes e finalmente guardado num cofre de segurança.
Na letra, Shakira canta que “Não foi culpa sua, nem foi minha/ Foi culpa da monotonia”, confidenciando que a separação tinha se tornado previsível. “Nunca disse nada, mas isso me doía/ Já sabia que isto aconteceria”.
Mas apesar desse refrão, ela aponta sim seus dedos longos. “Você me deixou por causa do seu narcisismo”, diz num dos pontos mais contundentes da canção.
O mais interessante é que, embora o tema seja dolorido, a gravação passa longe da sofrência. O ritmo é pop com levada caribenha, que dá até para dançar.
Shakira e Piqué ficaram juntos por 12 anos e tiveram dois filhos, Milan, de 9 anos, e Sasha, de 7. Eles se separaram no meio do ano e têm evitado discutir os motivos em público.