A Netflix quebrou o seu próprio recorde de episódios lançados em um único trimestre. De acordo com dados da firma MoffettNathanson, de Wall Street, o serviço de streaming lançou 1026 episódios de séries ao longo do terceiro trimestre (Q3), referente ao período de julho a setembro de 2022.
Além de superar os lançamentos anteriores da própria plataforma, o número se torna ainda mais impressionante quando comparado à concorrência. A Amazon Prime Video ficou em 2º lugar nesse ranking ao lançar 223 novos episódios no mesmo período, seguida pela Hulu com 194 episódios, a Disney+ com 140 e a HBO Max como 114.
Ao todo, a Netflix lançou 159 séries originais nesse período, também superando o seu recorde anterior de 143 séries lançadas no último trimestre (Q4) de 2021 – o que, por sua vez, totalizou 900 episódios.
Entre as séries que a Netflix estreou nesse período incluem-se os sucessos “Dahmer: Um Canibal Americano”, que tem quebrado recordes de audiência semanalmente, “Sandman”, a 5ª temporada de “Cobra Kai”, a 3ª temporada de “Locke & Key” e os episódios finais da 4ª temporada de “Stranger Things”.
A linha de séries originais do terceiro trimestre da Netflix abrangeu formatos de ficção, documentários, reality shows e programas infantis. O serviço de streaming também investiu pesado em produções internacionais, com destaque para as séries sul-coreanas “Uma Advogada Extraordinária”, “Alquimia das Almas” e “Young Lady and Gentleman”.
O aumento no número de lançamentos no Q3 de 2022 ocorreu após uma desaceleração na produção ocasionada pelos atrasos causados pela pandemia. Nesse meio tempo, o mercado de streaming dos EUA cresceu e atingiu 81% dos lares do país, de acordo com dados de pesquisa da HarrisX, encomendada pela MoffettNathanson.
“A penetração do streaming nos lares americanos atingiu a maturidade com quase todos os serviços individuais, exceto os mais novos participantes como Peacock e Paramount+”, escreveu a empresa em seu relatório. “Os serviços de streaming não estão mais competindo para adicionar novos clientes ao streaming, mas para adicionar (e manter) clientes que já estão no ecossistema de streaming.”
Nesse sentido, a Netflix tem adotado a estratégia de oferecer um pouco de tudo, para manter seu público e atrair os assinantes da concorrência.
Entretanto, quantidade não é o mesmo que qualidade. Conforme a pesquisa mostra, por mais que a HBO Max tenha lançado um número de episódios nove vezes menor do que o da Netflix, os seus poucos episódios agradaram e atraíram assinantes. A série “A Casa do Dragão”, prólogo de “Game of Thrones”, por exemplo, mantém uma audiência considerável de 29 milhões de espectadores por episódio entre a TV paga e o streaming.