Michaela Coel viverá lésbica em “Pantera Negra 2”: “Papel importante”

A personagem Aneka, interpretada pela atriz Michaela Coel (“I May Destroy You”) no filme “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, será lésbica. A informação foi divulgada pela própria atriz em entrevista à revista […]

Divulgação/Marvel

A personagem Aneka, interpretada pela atriz Michaela Coel (“I May Destroy You”) no filme “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, será lésbica. A informação foi divulgada pela própria atriz em entrevista à revista Vogue.

A escolha de mostrar a personagem como lésbica reforça o esforço da Marvel de ampliar a representatividade dos seus personagens. Além dela, recentemente foi mostrado que o personagem Phastos (Brian Tyree Henry), em “Os Eternos” (2021), é gay.

Segundo Coel, foi justamente a sexualidade da sua personagem – que estará apaixonada pela guerreira Ayo (Florence Kasumba) no filme – que lhe fez aceitar o convite. “Isso me vendeu no papel, o fato de que minha personagem ser queer”, disse Coel. “Pensei: gosto disso, quero mostrar isso para Gana.”

Coel é natural de Londres, mas seus pais nasceram em Gana. Atualmente, o parlamento de Gana está avaliando um novo projeto de lei que, caso seja aprovado, vai colocar em vigor algumas das leis anti-LGBTQIAP+ mais opressivas da história do pais.

“As pessoas dizem: ‘Ah, tudo bem, é apenas política’, mas não acho que seja apenas política quando afeta como as pessoas vivem suas vidas diárias”, disse Coel. “É por isso que me pareceu importante intervir e fazer esse papel, porque sei que apenas por ser ganense, os ganenses verão.”

Durante a sua entrevista, a atriz também falou sobre o sentimento de luto no set, por causa da morte do protagonista Chadwick Boseman.

“Parecia que todo o elenco estava processando o luto”, contou Coel. “Havia uma sensação de que tínhamos que realizar isso em nome de Chadwick. Pensei comigo mesma, estou arregaçando as mangas e entrando. Não preciso estar na frente e no centro, estou aqui para apoiar”.

Coel estrela o filme ao lado de atores veteranos do primeiro “Pantera Negra”, como Letitia Wright, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Winston Duke, Martin Freeman e Angela Bassett, além de Tenoch Huerta (“Uma Noite de Crime: A Fronteira”) como Namor, o Príncipe Submarino, e Dominique Thorne (“Judas e o Messias Negro”) como Riri Williams, a Coração de Ferro, que terá sua própria série na Disney+ em 2023.

Novamente dirigido por Ryan Coogler, o filme estreia em 10 de novembro no Brasil, um dia antes do lançamento nos EUA. Assista ao trailer.