“Halloween Ends” estreia em 1º lugar nas bilheterias dos EUA

O terror “Halloween Ends” estreou em 1º lugar nas bilheterias dos EUA e Canadá neste fim de semana com uma arrecadação de US$ 41 milhões. Mas embora o o valor seja maior […]

Divulgação/Universal Pictures

O terror “Halloween Ends” estreou em 1º lugar nas bilheterias dos EUA e Canadá neste fim de semana com uma arrecadação de US$ 41 milhões. Mas embora o o valor seja maior que a média alcançada pelos lançamentos recentes do gênero, trata-se do menor faturamento da trilogia “Halloween” dirigida por David Gordon Green. O anterior, “Halloween Kills”, abriu com US$ 50 milhões no ano passado, enquanto o primeiro “Halloween” fez US$ 58,4 milhões em seus primeiros três dias de 2018.

O desempenho abaixo do esperado tem sido relacionado à decisão de lançar o filme simultaneamente em streaming nos EUA, na plataforma Peacock.

Mas “Halloween Kills” também teve estreia híbrida similar. Além disso, a Universal e a Peacock informaram que “Halloween Ends” se tornou o conteúdo mais assistido de todos os tempos em um período de dois dias na plataforma, ainda que não tenham apresentado os números.

Uma análise mais detalhada de contexto tende a espalhar pessimismo no mercado, pois o fato é que “Halloween Ends” é apenas o 12º filme a abrir com mais de US$ 40 milhões nas bilheterias norte-americanas em 2022.

No exterior, onde foi exibido apenas nos cinemas, o novo filme faturou somente US$ 17,7 milhões, chegando a um total mundial de US$ 58,8 milhões.

A produção não contou com ajuda da crítica. Na média, as resenhas consideraram o filme ruim, com 40% de aprovação no Rotten Tomatoes – praticamente empatado com “Halloween Kills” (39%), que acabou com a boa vontade conquistada pelo surpreendente reboot da franquia em 2018 (70%). Mas a recepção do público foi ainda pior: um C+ no CinemaScore, em comparação com B- de “Halloween Kills”.

Outra variante que pode ter prejudicado o final da trilogia foi a concorrência direta com outro longa de terror. Depois de liderar as bilheterias por dois fins de semana, “Sorria” continua com boa vendagem de ingressos, ocupando o 2º lugar com US$ 12,3 milhões. Ao todo, a produção da Paramount já fez US$ 71,2 milhões domésticos e US$ 137,5 milhões mundiais.

O musical infantil “Lilo, Lilo Crocodilo” ficou em 3º lugar com US$ 7,4 milhões para um total doméstico de US$ 22,8 milhões. Ainda inédito no Brasil, o filme com músicas de Shawn Mendes tem estreia nacional marcada para 2 de novembro.

O Top 5 se completa com “Mulher-Rei” (US$ 3,7 milhões) e o fiasco de “Amsterdã” (US$ 2,9 milhões), que deve dar US$ 100 milhões de prejuízo para o estúdio New Regency.

Veja abaixo os trailers das cinco maiores bilheterias do fim de semana nos EUA.

 

1 | HALLOWEEN ENDS |

 

2 | SORRIA |

 

3 | LILO, LILO CROCODILO |

 

4 | A MULHER REI |

 

5 | AMSTERDAM |