Hagrid, Snape, Dumbledore. Lembre quais atores de “Harry Potter” já morreram

Nessa sexta (14/10) os fãs de “Harry Potter” se despediram de um dos intérpretes mais queridos da franquia: Robbie Coltrane, que deu vida ao personagem Hagrid em todos os filmes do bruxinho, […]

Divulgação/Warner

Nessa sexta (14/10) os fãs de “Harry Potter” se despediram de um dos intérpretes mais queridos da franquia: Robbie Coltrane, que deu vida ao personagem Hagrid em todos os filmes do bruxinho, morto aos 72 anos.

Embora a produção da Warner seja mais lembrada por seu elenco mirim, a maior parte do elenco era composta por atores veteranos e Coltrane é apenas a mais recente perda dentre eles.

De fato, alguns dos principais nomes da franquia, encerrada nos cinemas há 11 anos, já não estão mais vivos. Lembre abaixo os grandes protagonistas e os coadjuvantes que deixaram suas lembranças eternizadas nos oito filmes de Harry Potter.

 

| RICHARD HARRIS |

Embora o ator Michael Gambon tenha interpretado o personagem de Alvo Dumbledore por mais tempo, foi Richard Harris deu vida ao famoso bruxo pela primeira vez. Ele também foi o primeiro integrante do elenco central a falecer, enquanto a franquia ainda estava em andamento.

Harris interpretou o diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts nos dois primeiros filmes da franquia, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001) e “Harry Potter e a Câmara Secreta” (2002).

Ele se afastou após ter sido diagnosticado com câncer linfático e veio a morrer em outubro de 2002, aos 72 anos.

 

| ALAN RICKMAN |

Alan Rickman interpretou Severus Snape com toda a ambiguidade que o personagem merecia e necessitava ao longo dos oito filmes.

Ao longo de sua trajetória, Rickman introduziu Snape como uma presença ameaçadora, um professor linha dura e até vilão, para, de forma surpreendente, revelá-lo em seu sacrifício final como o verdadeiro herói secreto da história.

Rickman morreu de câncer em janeiro de 2016, aos 69 anos. Recentemente foi divulgado que o seu diário de memórias será publicado no formato de um livro.

No diário, Rickman fala que quase abandonou a franquia “Harry Potter”, mas eventualmente aprendeu a gostar do seu trabalho nos filmes.

 

| ROBBIE COLTRANE |

Morto nessa sexta (14/10), aos 72 anos, Robbie Coltrane interpretou Hagrid ao longo de todos os oito filmes da franquia, além de ter emprestado a voz para o personagem em alguns curtas-metragens.

Com sua inocência e seu jeito desengonçado, Hagrid é um meio-gigante que trabalha como guarda-caça da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e que foi um dos principais aliados do personagem-título na sua batalha contra Voldemort.

Robbie Coltrane já estava doente há dois anos, mas ele ainda participou do reencontro de “Harry Potter”, produzido pelo serviço de streaming HBO Max. Sua fala, ao final do especial, foi premonitória.

“O legado dos filmes é que a geração dos meus filhos vai mostrá-los para os seus filhos. Então você poderá estar assistindo aos filmes daqui a 50 anos, facilmente”, disse ele. “Eu não vou estar por aqui, infelizmente. Mas Hagrid vai estar, sim”, completou.

 

| RICHARD GRIFFITHS |

Richard Griffiths interpretou Valter Dursley, o tio de Harry Potter que reprovava o uso de magia e transformava a vida do protagonista num inferno, ao mesmo tempo em que mimava demais o seu filho Duda.

Normalmente, ele era visto no início dos filmes, quando Harry Potter ainda estava morando na casa dos Dursley, antes de partir para mais um ano letivo em Hogwarts.

Griffiths viveu o personagem de maneira propositalmente caricata, e nos seus momentos de raiva ficava tão vermelho que parecia que ia explodir.

O ator morreu em março de 2013, devido a complicações de uma cirurgia coronária.

 

| JOHN HURT |

O premiado John Hurt apareceu pouco na franquia “Harry Potter”, mas sua participação foi essencial. No papel de Garrick Olivaras, foi ele quem vendeu a primeira varinha para o jovem bruxo, em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001).

Depois disso, ficou ausente da franquia até o final, voltando a ser visto rapidamente nos filmes “Harry Potter e As Relíquias da Morte: Parte 1” (2010) e “Harry Potter e As Relíquias da Morte: Parte 2” (2011).

John Hurt morreu em janeiro de 2017, aos 77 anos, de câncer no pâncreas.

 

| VERNE TROYER |

Os fãs de comédia devem se lembrar de Verne Troyer como o intérprete do vilão Mini-Me nos filmes de “Austin Powers” de 1999 e 2002. Entretanto, Troyer também participou de “Harry Potter”. Sob uma pesada maquiagem, ele interpretou o duende Grampo, funcionário do banco Gringotes, no filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001).

O ator, que era conhecido como um dos homens mais baixos do mundo (medindo 81 centímetros), cometeu suicídio em abril de 2018, aos 49 anos.

 

| HELEN MCCRORY |

Conhecida por interpretar a personagem Narcisa Malfoy, a mãe de Draco Molfoy, em alguns filmes da franquia, McCrory quase viveu a vilã Belatriz Lestrange, mas renunciou o papel depois de descobrir que estava grávida.

Assim, ela só pôde estrear na franquia após o nascimento de seu segundo filho, em “Harry Potter e O Enigma do Príncipe” (2009).

Ela também apareceu em “Harry Potter e As Relíquias da Morte: Parte 1” (2010) e “Harry Potter e As Relíquias da Morte: Parte 2” (2011), e também ficou conhecida por viver a tia Polly de “Peaky Blinders”.

McCrory morreu em abril de 2021, aos 52 anos, vítima de câncer.

 

| ROGER LLOYD-PACK |

Roger Lloyd-Pack interpretou o Ministro da Magia Bartô Crouch no filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo” (2005).

Embora sua participação na franquia tenha sido pequena, ela foi essencial. Numa cena emocionante de flashback, Crouch manda prender o próprio filho ao descobrir que ele se aliou com as forças das trevas.

O ator morreu de câncer de pâncreas em janeiro de 2014, aos 69 anos.

 

| DAVE LEGENO |

Você talvez não reconheça o nome de Dave Legeno, mas certamente vai se lembrar de seu papel na franquia, o lobisomem Fenrir Greyback, que chamava atenção por seu visual sombrio.

Ele apareceu nos três últimos filmes da saga, além de ter emprestado sua voz para os games baseados nos filmes.

Legeno morreu em julho de 2014, aos 50 anos. Seu corpo foi encontrado numa região conhecida como Vale da Morte, no deserto do Mojave, na Califórnia. É possível que a causa da morte tenha sido insolação e desidatração.

 

| ROBERT KNOX |

Robert Knox interpretou o personagem Marcus Belby, um aluno da casa Corvinal, no filme “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” (2009).

Ele foi morto antes mesmo do lançamento do filme, em 2008, aos 18 anos, por um sujeito que apareceu na porta de um bar portando duas facas e ameaçou as pessoas que bebiam na calçada.

Belby morreu de forma trágica, enquanto tentava defender seu irmão mais novo.