Diários revelam que Alan Rickman quase desistiu de “Harry Potter”

O ator Alan Rickman, imortalizado pela sua icônica atuação como Severo Snape nos filmes de “Harry Potter”, quase desistiu do papel quando a franquia ainda estava no início. A revelação foi feita […]

Divulgação/Warner Bros.

O ator Alan Rickman, imortalizado pela sua icônica atuação como Severo Snape nos filmes de “Harry Potter”, quase desistiu do papel quando a franquia ainda estava no início. A revelação foi feita por meio da divulgação de diversas postagens do diário pessoal do ator, publicadas pelo jornal The Guardian.

Rickman, que morreu em 2016, fez diversas anotações no seu diário sobre como se dedicou ao papel de Snape, mas também como não gostava da ideia de ficar preso a uma franquia por tanto tempo. Além disso, suas opiniões sobre alguns dos filmes não eram das melhores.

Em 2001, depois de estreia de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, ele escreveu que o “filme só deve ser visto em uma tela grande. Ele adquire uma escala e profundidade que combinam com a horrenda trilha sonora de John Williams. A festa depois no Savoy foi muito mais divertida.”

No ano seguinte, logo após o lançamento de “Harry Potter e a Câmara Secreta” (2002), o ator escreveu que tinha tido uma reunião com seu empresário. “Reiterando, chega de Harry Potter. Eles nem querem ouvir sobre isso”, escreveu ele.

Apesar das suas reservas, Rickman continuou a interpretar o papel. E quando foi diagnosticado com câncer de próstata, ele decidiu levar o personagem até o fim. “Finalmente, sim para o Harry Potter 5”, escreveu ele. “A sensação não é nem para cima nem para baixo. O argumento que vence é aquele que diz: ‘Vá até o fim. É a sua história.’”

A reação dos fãs ajudaram Rickman a mudar de opinião. Ele disse que se sentiu como um Beatle durante a première de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (2004). E na estreia do último filme da franquia, “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2” (2011), o ator escreveu um relato sobre a reação animada do público (e sobre a sua própria opinião sobre o filme).

“Para a praça Trafalgar – que leva uma hora. Uma vez lá, tapetes vermelhos em todos os lugares. Uma tela, uma plataforma, um entrevistador e milhares gritando e cantando, ‘Snape, Snape, Severo Snape…’ O tapete serpenteia até a praça Leicester para o filme às 20h. Achei [o filme] inquietante de assistir – ele tem que mudar de andamento no meio do caminho para contar a história de Snape e a câmera perde a concentração. O público, no entanto, muito feliz”, descreveu ele.

O ator também afirmou que ficou feliz com o fim da história do seu personagem. “Snape morre heroicamente e Potter o descreve para seus filhos como um dos homens mais corajosos que ele já conheceu e chama seu filho de Alvo Severo”, contou Rickman, pouco depois do lançamento do último livro escrito por J.K. Rowling.

As anotações dos diários de Alan Rickman serão compiladas e publicadas no formato de um livro, intitulado “Madly, Deeply: The Diaries of Alan Rickman”, cujo lançamento está agendado para 18 de outubro.