O terror “A Noite dos Mortos-Vivos” (1968), dirigido por George A. Romero, vai ganhar uma nova continuação. Segundo o site Deadline, o novo filme será escrito por LaToya Morgan (roteirista de “The Walking Dead”) e dirigido por Nikyatu Jusu (do elogiado terror “Nanny”).
No clássico de 1968, um grupo de pessoas se abriga em uma casa abandonada durante o início do apocalipse zumbi. O filme foi um divisor de águas dentro do gênero, tanto por reformular a figura do zumbi (que antes era fruto de magia negra) quanto por trazer um protagonista negro, o ator Duane Jones.
O personagem de Jones foi revolucionário por fugir dos estereótipos normalmente associados às pessoas negras no cinema de terror, que antes eram mostradas apenas como vítimas ou vilãs. E, complementando o comentário social, o filme termina com o protagonista sobrevivendo aos zumbis, somente para ser morto por um grupo de caçadores – brancos – que o confunde com um morto-vivo.
“A Noite dos Mortos-Vivos” abriu caminho para o diretor George A. Romero construir grande parte da sua carreira em cima do tema dos zumbis, sempre abordando-o por meio de uma temática social. Ele também dirigiu os filmes “Despertar dos Mortos” (1978), “Dia dos Mortos” (1985), “Terra dos Mortos” (2005), “Diário dos Mortos” (2007) e “A Ilha dos Mortos” (2009)
O projeto será supervisionado por Christine Romero, viúva do cineasta. “Estou muito empolgada com essa equipe visionária de contadores de histórias que se uniram para expandir a premissa do filme original”, disse ela em comunicado. “Revisitar o mundo que George e seus colaboradores criaram será um deleite para os fãs. George teria ficado tão feliz em ver isso acontecer!”
Detalhes sobre a trama ainda estão sendo mantidos em segredo, mas é possível que o comentário social do filme seja mantido na continuação. A roteirista e a diretora, duas mulheres negras, não são estranhas a essa temática. Morgan já escreveu e produziu episódios de “The Walking Dead” e Jusu chamou atenção com o curta-metragem “Suicide by Sunlight”, que mostrava vampiros negros capazes de andar sob a luz do sol devido à proteção causada pela melanina nos seus corpos.
“A versão original de ‘A Noite dos Mortos-Vivos’ ainda é muito ressonante até hoje”, disse Jusu. “Toda era tem o zumbi de que precisa e, agora, os zumbis refletem a maneira como os humanos tratam uns aos outros e nos mostram quem é realmente o monstro.”
O novo “A Noite dos Mortos-Vivos” ainda não tem previsão de estreia.
O filme mais recente de Jusu, “Nanny”, conta a história de uma imigrante negra que trabalha como babá de uma família rica em Nova York. Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Sundance, “Nanny” estreia em 16 de dezembro no serviço de streaming Amazon Prime Video.
Assista abaixo ao trailer de “A Noite dos Mortos-Vivos”.