“Adão Negro” é “anti-divertido”, “genérico” e “incoerente”, segundo crítica internacional

O filme de super-herói “Adão Negro”, estrelado por Dwayne Johnson, estreia nesta quinta (20/10) no Brasil, mas a julgar pelas primeiras críticas publicadas, o resultado é tudo menos super. Com 77 resenhas […]

Divulgação/Warner Bros

O filme de super-herói “Adão Negro”, estrelado por Dwayne Johnson, estreia nesta quinta (20/10) no Brasil, mas a julgar pelas primeiras críticas publicadas, o resultado é tudo menos super. Com 77 resenhas computadas, a produção da Warner Bros. atingiu apenas 55% de aprovação no site americano Rotten Tomatoes.

A avaliação medíocre cai ainda mais quando se considera apenas os chamados “críticos top” (imprensa tradicional), que consideraram o filme muito ruim, com somente 33% de opiniões positivas.

Embora alguns elogiem o trabalho de Johnson no filme, sua presença não foi suficiente para salvar “Adão Negro”. Conforme escreveu David Fear, crítico da revista Rolling Stone, “nem mesmo o prazer de ver Johnson entrar em um modelo de sucesso de bilheteria que ele parecia destinado a dominar compensa o quão genérico, sem sabor e incoerente o filme é.”

John Defore, do site The Hollywood Reporter, escreveu algo similar. Segundo ele, “Adão Negro” é uma paixão pessoal de Dwayne Johnson que “serve bem ao personagem, preparando-o para aventuras que esperamos que sejam menos previsíveis do que esta”.

A ideia de que o filme é uma mera preparação para projetos futuros também foi uma constante entre as avaliações.

O crítico Alonso Duralde, do site The Wrap, definiu o filme como “anti-divertido” e “um dos filmes mais visualmente confusos das sagas de super-heróis dos grandes estúdios, entre os efeitos especiais que são agressivamente desagradáveis e uma edição rápida que suga a alegria de cada cena de luta.”

Entre as avaliações positivas, destaca-se a de Peter Debruge, do site Variety, que disse que “nem todo vilão da DC merece seu próprio filme, é claro, mas quando você tem uma personalidade de estrela na escala de Johnson, é provável que o público queira aprender de onde o personagem vem.”

Assim como é comum em produções de super-heróis, existe uma discrepância grande entre as avaliações dos críticos profissionais e aquelas feitas por blogs e críticos geeks – responsáveis pelos 55% no Rotten Tomatoes. Entre estes, é possível ver comentários positivos, dizendo que o filme é divertido e repleto de ação.

Mas mesmo os comentários mais entusiasmados e repletos de adjetivos também vem acompanhados de ressalvas, afirmando que a “Adão Negro” não figura entre os melhores filmes da DC.

“Adão Negro” conta com a direção de Jaume Collet-Serra (“Sem Escalas”) e vai mostrar o protagonista enfrentando o grupo de heróis conhecido como a Sociedade da Justiça, formado por Aldis Hodge (“O Homem Invisível”) no papel do Gavião Negro, Quintessa Swindell (“Gatunas”) como Ciclone, Noah Centineo (“Para Todos os Garotos que Já Amei”) como o Esmaga-Átomo e Pierce Brosnan (“007 Um Novo Dia Para Morrer”) como Sr. Destino.

O elenco também destaca Sarah Shahi (“Sex/Life”) como Adrianna Tomaz (identidade civil da Poderosa Isis) e Viola Davis, retomando seu papel como Amanda Waller, a inescrupulosa líder do Esquadrão Suicida.

Assista abaixo ao trailer de “Adão Negro”.