Sobrinho revela “último filme” de Jean-Luc Godard

O cineasta Paul Grivas (“Film Catastrophe”), sobrinho de Jean-Luc Godard (“Acossado”), divulgou na sua conta do Vímeo um vídeo que pode ter sido o último registro feito pelo ícone da nouvelle vague […]

Vimeo/des choses comme ça

O cineasta Paul Grivas (“Film Catastrophe”), sobrinho de Jean-Luc Godard (“Acossado”), divulgou na sua conta do Vímeo um vídeo que pode ter sido o último registro feito pelo ícone da nouvelle vague francesa.

No vídeo, Godard aparece olhando para a câmera e fumando um charuto. O registro é intitulado “Oh! Revoir”, que pode ser traduzido como “ver de novo”, mas que também serve como um trocadilho fonético para “Au revoir” (adeus).

Godard recorreu ao suicídio assistido na Suíça, onde vivia desde os anos 1970, no dia 13 de setembro. Fontes próximas ao diretor falaram que “ele não estava doente, estava simplesmente exausto” e, por conta disso, decidiu dar fim à sua vida.

O diretor deixou um legado imensurável para a história do cinema, tendo dirigido verdadeiros clássicos que ajudaram a revolucionar o cinema francês, como “Acossado” (1960), “Viver a Vida” (1962) e “O Demônio das Onze Horas” (1965).