Racistas atacam série de “O Senhor dos Anéis” porque “não existem elfos negros”

Os dois primeiros episódios de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” estrearam no Prime Video na noite de quinta (1/9) sob elogios e aclamação da maioria dos fãs das obras […]

Instagram/Amazon Prime Video

Os dois primeiros episódios de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” estrearam no Prime Video na noite de quinta (1/9) sob elogios e aclamação da maioria dos fãs das obras de J.R.R. Tolkien. Mas um grupo estridente odiou tanto que iniciou uma campanha para sabotar a nota da série nos sites de avaliação aberta ao público.

No Metacritic, a nota do público chegou a 1,9 (de 10) contra 71% de aprovação da crítica, enquanto no Rotten Tomatoes a diferença bateu em 37% de aprovação do público contra 84% da crítica.

Sem a preocupação de esconder sua motivação, os inconformados com a série deixam claro como suas peles o que está por trás do ataque à produção: racismo e misoginia assumidos. A maioria dos comentários negativos vem carregados de menções pesadas à raça de alguns personagens (negros e latinos) e à decisão de dar protagonismo para uma mulher (Galadriel, interpretada por Morfydd Clark).

Os comentários chamam Galadriel de “Karen”, apelido criado por homens de perfil “incel” para mulheres “reclamonas”.

Outros reclamam da inclusão de “todas as minorias” na trama, afirmando que não existiam elfos negros e latinos na obra de Tolkien nem nos filmes que adaptaram “O Senhor dos Anéis”. Para estes, a Terra Média da fantasia é baseada na Europa medieval, onde a população era majoritariamente branca, e a série peca por incluir outras raças na história. A Europa também não tinha dragões, elfos ou orcs, mas isso é detalhe no argumento racista.

Sim, há pessoas baseando seus ataques contra a série no argumento de que “não existem elfos negros”.

Além de um elfo negro e latino (Ismael Cruz Cordova), há um hobbit/”pé-peludo” negro (Lenny Henry), uma princesa negra (Sophia Nomvete) e uma rainha negra (Cynthia Addai-Robinson), entre outros personagens não brancos na produção bilionária da Amazon.

Durante décadas, nerds e geeks foram vítimas de bullying por formarem uma minoria de fãs de conteúdos que apenas eles curtiam. Muitos viam os X-Men como símbolos dessa multidão de rejeitados e perseguidos. Mas com a popularização da cultura geek, os nerds saíram das sombras para se mostrar da pior forma, atacando produções que ousam dar lugar a minorias e mulheres em suas tramas. Foi assim que esses “fãs” se tornaram o verdadeiro lado negro da Força na franquia “Star Wars”, miraram as produções da Marvel por suas representações de heróis negros e super-heroínas, e agora querem fazer a Terra Média grande de novo, proibindo a entrada de negros e latinos.

Numa inversão de valores, os ditos nerds autênticos condenam como “agenda política” o que vai contra sua própria agenda política conservadora, que tem o objetivo de manter o mundo segregado como era até meados do século 20.

O bullying se tornou tão radical que vários sites que cobrem conteúdos geek passaram a desabilitar comentários. Chegou neste ponto.

“O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” continuará a lançar seus episódios semanalmente no Prime Video, sempre à 1h da madrugada das sextas-feiras.