No Emmy das reprises, os destaques foram as novidades

A premiação da Academia de Artes e Ciências Televisivas dos EUA, realizada no Microsoft Theater, em Los Angeles, entreteve o público com um desfile de estrelas, discursos divertidos e esquetes às vezes […]

Instagram/Television Academy

A premiação da Academia de Artes e Ciências Televisivas dos EUA, realizada no Microsoft Theater, em Los Angeles, entreteve o público com um desfile de estrelas, discursos divertidos e esquetes às vezes engraçadas, aproveitando ao máximo os grandes artistas presentes no evento na noite de segunda-feira (12/9). Mesmo assim, um espectador desavisado poderia achar que estava vendo uma reprise do ano passado.

As produções que venceram os troféus de melhores séries de Drama e Comédia, “Succession” e “Ted Lasso”, foram as mesmas de 2021. As melhores atrizes também: Zendaya em Drama, por “Euphoria”, e Jean Smart em Comédia, por “Hacks”. Até Julia Garner, Melhor Atriz Coadjuvante por “Ozark”, foi uma reprise. Assim como Jason Sudeikis e Brett Goldstein, melhores Ator e Ator Coadjuvante de Comédia por “Ted Lasso”.

De fato, se não fosse por Lee Jung-jae, de “Round 6”, e os coadjuvantes Sheryl Lee Ralph, de “Abbott Elementary”, e Matthew Macfadyen, de “Succession”, os intérpretes premiados em Comédia e Drama no 74º Emmy seriam os mesmos do 73º.

“Round 6” fez História ao vencer seis troféus – a segunda série mais premiada do Emmy 2022, empatada com “Euphoria” – em categorias nunca antes conquistados por artistas de outras línguas que não o inglês. Além de Lee Jung-jae, Melhor Ator, as vitórias também incluíram Melhor Direção para Hwang Dong-hyuk, criador da série, e Lee You-mi, Melhor Atriz Convidada em Drama.

Embora sem tanta evidência, “Abbott Elementary” também fez História em sua 1ª temporada no Emmy. Entre seus três prêmios, destaca-se o de Melhor Roteiro de Comédia, vencido pela criadora da e estrela da atração, Quinta Brunson. Foi a primeira vez que uma roteirista negra ganhou reconhecimento da Academia de Televisão.

Já a produção mais premiada desse ano foi “The White Lotus”, que conquistou 10 troféus, incluindo Melhor Minissérie/Antologia. O curioso é que a produção foi concebida como minissérie e virou antologia, ao fazer mais sucesso que o esperado e ganhar renovação.

Estas novidades salvaram o evento da previsibilidade. Mas nem com toda a torcida do mundo, “Round 6” foi capaz de impedir o vencedor previsível em Drama, que encerrou a sucessão de reprises do Emmy 2022 num anti-climax similar ao do Oscar retrasado – que esperava consagrar Chadwick Boseman, mas se encerrou com Anthony Hopkins dormindo em sua casa.

Confira abaixo a lista completa dos premiados, incluindo os vencedores das categorias preliminares, chamadas de Creative Arts.

 

VENCEDORES DOS PRIMETIME EMMY AWARDS 2022

Melhor Série de Drama
“Succession” (HBO)

Melhor Atriz em Série de Drama
Zendaya, “Euphoria”

Melhor Ator em Série de Drama
Lee Jung-jae, “Round 6”

Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama
Julia Garner, “Ozark”

Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama
Matthew Macfadyen, “Succession”

Melhor Direção em Série de Drama
Hwang Dong-hyuk, “Round 6” (Episódio Red Light, Green Light)

Melhor Roteiro em Série de Drama
Jesse Armstrong, “Succession” (Episódio All The Bells Say)

Melhor Série de Comédia
“Ted Lasso” (Apple TV+)

Melhor Atriz em Série de Comédia
Jean Smart, “Hacks”

Melhor Ator em Série de Comédia
Jason Sudeikis, “Ted Lasso”

Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia
Sheryl Lee Ralph, “Abbott Elementary”

Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia
Brett Goldstein (“Ted Lasso”)

Melhor Direção em Série de Comédia
MJ Delaney, “Ted Lasso” (Episódio No Weddings And A Funeral)

Melhor Roteiro em Série de Comédia
Quinta Brunson, “Abbott Elementary” (Episódio Piloto)

Melhor Minissérie ou Série de Antologia
“The White Lotus”

Melhor Atriz em Minissérie ou Antologia
Amanda Seyfried, “The Dropout”

Melhor Ator em Minissérie ou Antologia
Michael Keaton, “Dopesick”

Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
Jennifer Coolidge, “The White Lotus”

Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
Murray Bartlett, “The White Lotus”

Melhor Direção em Minissérie ou Telefilme
Mike White, “The White Lotus”

Melhor Roteiro em Minissérie ou Telefilme
Mike White, “The White Lotus”

Melhor Série de Esquetes
“Saturday Night Live”

Melhor Talk Show
“Last Week Tonight with John Oliver”

Melhor Reality de Competição
“Lizzo’s Watch out for the Big Girls”

 

VENCEDORES DO PRIMETIME CREATIVE ARTS EMMY AWARDS 2022

Melhor Ator Convidado em Série de Drama
Colman Domingo (“Euphoria – Ruminations: Big and Little Bullys”)

Melhor Atriz Convidada em Série de Drama
Lee You-mi (“Round 6 – Gganbu”)

Melhor Ator Convidado em Série de Comédia
Nathan Lane (“Only Murders in the Building – The Boy From 6B”)

Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia
Laurie Metcalf (“Hacks – Trust The Process”)

Melhor Ator em Série Curta de Comédia ou Drama
Tim Robinson )”I Think You Should Leave with Tim Robinson”)

Melhor Atriz em Série Curta de Comédia ou Drama
Patricia Clarkson (“State of the Union”)

Melhor Elenco para Série de Drama
“Succession”

Melhor Elenco para Série de Comédia
“Abbott Elementary”

Melhor Elenco para Série Limitada, Antologia ou Telefilme
“The White Lotus”

Melhor Figurino de Série de Época
“The Great – Five Days”

Melhor Figurino de Série Contemporânea
“Hacks – The Captain’s Wife”

Melhor Figurino de Série de Fantasia/Ficção-Científica
“What We Do in the Shadows – The Wellness Center”

Melhores Cabelos para Séries de Época e/ou Personagem
“Bridgerton – O Visconde que me Amava”

Melhor Edição de Imagem para Série de Comédia Multi-Câmera
“How I Met Your Father – Timing is Everything” (Hulu)

Melhor Coreografia para Programa Roteirizado
Ryan Heffington (“Euphoria – Call Me Irresponsible/Holding Out For a Hero/Cheerleader”)

Melhor Mixagem de Som para Série Limitada, Antologia ou Telefilme
“The White Lotus – Departures”

Melhor Mixagem de Som para Série de Comédia ou Drama (Meia-Hora)
“Only Murders in the Building – The Boy From 6B”

Melhor Mixagem de Som para Série de Comédia ou Drama (Uma Hora)
“Stranger Things – Chapter Seven: The Massacre At Hawkins”

Melhor Fotografia para Série de Câmera Única (Meia Hora)
“Atlanta – Three Slaps”

Melhor Fotografia para Série de Câmera Única (Uma Hora)
“Euphoria – The Theater And Its Double”

Melhores Efeitos Visuais Especiais em uma Temporada ou Telefilme
“O Livro de Boba Fett”

Melhor Efeitos Visuais Especiais em um único Episódio
“Round 6 – VIPs”

Melhor Coordenação de Dublês para Série de Comédia ou Variedades
Wade Allen (“Barry”)

Melhor Coordenação de Dublês para Séries de Drama, Séries Limitadas ou Antologia ou Telefilme
Hiro Koda (“Stranger Things”)

Melhor Performance de Dublês
“Round 6 – Stick To the Team”

Melhor Maquiagem para Série de Época e/ou Personagem (Sem Próteses)
“Pam & Tommy – Jane Fonda”

Melhor Maquiagem Contemporânea (Sem Prótese)
“Euphoria – The Theater And Its Double”

Melhor Maquiagem com Prótese
“Stranger Things – Chapter Four: Dear Billy”

Melhor Design de Produção para Série de Época ou Fantasia (Uma Hora)
“A Idade Dourada – Never the New”

Melhor Design de Produção para Série Contemporânea (Uma Hora)
“Round 6 – Gganbu”

Melhor Design de Produção para Série de Comédia (Meia Hora)
“Only Murders in the Building – True Crime”

Melhor Edição de Imagem para Série de Drama
“Euphoria – The Theater And Its Double”

Melhor Edição de Imagem para Série de Comédia
“Barry – Starting Now”

Melhor Edição de Imagem para Série Limitada, Antologia ou Telefilme
“The White Lotus – Mysterious Monkeys”

Melhor Design de Abertura de Série
“Severance”

Melhor Design de Movimento
“Home Before Dark”

Melhor Música e Letra Originais
Cinco Paul pela música “Corn Puddin” (“Schmigadoon! – Schmigadoon!”)

Melhor Composição Musical para Série Limitada ou Antologia, Telefilme ou Especial
Cristobal Tapia de Veer (“The White Lotus – Mysterious Monkey”)

Melhor Supervisão Musical
Nora Felder (“Stranger Things – Chapter Four: Dear Billy”)

Melhor Edição de Som para Séries de Comédia ou Drama (Uma Hora)
“Stranger Things – Chapter Seven: the Massacre At Hawkins Lab”)

Melhor Edição de Som para Série de Comédia ou Drama (Meia-Hora)
“Barry – Starting Now”

Melhor Edição de Som para Série Limitada ou Antologia, Telefilme ou Especial
“Cavaleiro da Lua – Gods And Monsters”

Melhor Composição Musical de Série
Theodore Shapiro (“Severance – We We Are”)

Melhor Tema Musical Original de Abertura
Cristobal Tapia de Veer (“The White Lotus”)

Melhor Penteado Contemporâneo
“Impeachment: American Crime Story – Assassination of Monica Lewinsky”

Melhor Fotografia para Série Limitada, Antologia ou Telefilme
Cecco Varese (“Dopesick – Breakthrough Pain”)

Melhor Fotografia para Série Multi-Câmera
Gary Baum (“How I Met Your Father – Pilot”)

Melhor Telefilme
“Tico e Teco: Defensores da Lei”

Melhor Programa de Animação
“Arcane – When These Walls Come Tumbling Down”

Melhor Elenco de Reality Show
“Love on the Spectrum”

Melhor Desempenho de Voz de Personagens
Chadwick Boseman (“What If…? – What If… T’Challa Became A Star-Lord?”)

Melhor Coreografia de Programação de Variedades ou Reality Show
Parris Goebel (“Savage X Fenty Show Vol. 3”)

Melhor Fotografia de Programa de Não-Ficção
Mike Prickett e Laurent Pujol (“100 Foot Wave – Chapter IV – Dancing With God”)

Melhor Fotografia de Reality Show
Danny Day, Michael Cheeseman e Simeon Houtman (“Life Below Zero – Fire In The Sky”)

Melhor Comercial
“Teenage Dream – Sandy Hook Promise”

Melhor Figurino de Programação de Variedades, Não-Ficção ou Reality Show
“We’re Here – Evansville, Indiana”

Melhor Direção de Documentário/Programa de Não-Ficção
Peter Jackson (“The Beatles: Get Back – Part 3”)

Melhor Direção de Reality Show
Nneka Onuorah (“Lizzo’s Watch Out For The Big Grrrls – Naked”)

Melhor Direção de Série de Variedades
Bridget Stokes (“A Black Lady Sketch Show”)

Melhor Direção de Especial de Variedades
Paul Dugdale (“Adele: One Night Only”)

Melhor Série Documental ou Não-Ficção
“The Beatles: Get Back”

Melhor Documentário ou Especial de Não-Ficção
“George Carlin’s American Dream”

Melhor Documentário
“When Claude Got Shot”

Melhor Penteado em Programa de Variedades, Não-Ficção ou Reality Show
“Annie! Live”

Melhor Apresentador de Reality Show de Competição
RuPaul (“RuPaul’s Drag Race”)

Melhor Programa de Não Ficção ou Especial com Apresentador
“Stanley Tucci: Searching For Italy”

Melhor Realização Individual em Animação
Anne-Laure To, Color Script Artist (“Arcane – The Boy Savior”)
Julien Georgel, Art Direction (“Arcane – Happy Progress Day!”)
Bruno Couchinho, Background Designer (“Arcane – When These Walls Come Tumbling Down”)
Lexy Naut, Storyboard Artist (“The Boys Presents: Diabolical – Boyd In 3D”)
Kecy Salangad, Animator (“The House”)
Alberto Mielgo, Character Designer (“Love, Death + Robots – Jibaro”)

Melhor Iluminação/Direção de Iluminação de Série de Variedades
“The Voice – Live Finale”

Melhor Design de Iluminação/Direção de Iluminação de Especial de Variedades
“Adele: One Night Only”

Melhor Maquiagem de Programa de Variedades, Não-Ficção ou Reality Show
“Legendary – Whorror House” e “We’re Here – Kona, Hawaii”

Melhor Trilha de Série Documental ou Especial
David Schwartz (“Lucy and Desi”)

Melhor Direção Musical
Adam Blackstone (“The Pepsi Super Bowl LVI Halftime Show Starring Dr. Dre, Snoop Dogg, Mary J. Blige, Eminem, Kendrick Lamar and 50 Cent”)

Melhor Narração
Barack Obama (“Our Great National Parks – A World of Wonder”)

Melhor Melhor Edição de Imagem de Programa de Não-Ficção
“The Beatles: Get Back – Part 3”

Melhor Melhor Edição de Imagem de Reality Show Estruturado ou de Competição
“Lizzo’s Watch Out for the Big Grrrls – Naked”

Melhor Edição de Imagem de Reality Show Não Estruturado
“Love on the Spectrum”

Melhor Edição de Imagem de Programação de Variedades
“A Black Lady Sketch Show – Save My Edges, I’m A Donor!”

Melhor Design de Produção de Especial de Variedades
“The Pepsi Super Bowl LVI Halftime Show Starring Dr. Dre, Snoop Dogg, Mary J. Blige, Eminem, Kendrick Lamar and 50 Cent”

Melhor Melhor Design de Produção de Série de Variedades, Reality Show ou Competição
“RuPaul’s Drag Race – Catwalk”

Melhor Melhor Série de Animação Curta
“Love, Death + Robots – Jibaro”

Melhor Melhor Série Curta de Comédia, Drama ou Variedade
“Carpool Karaoke: The Series”

Melhor Programa de Não Ficção ou Reality Show Curto
“Full Frontal With Samantha Bee Presents: Once Upon A Time In Late Night”

Melhor Edição de Som de Programa de Não Ficção ou Reality Show
“The Beatles: Get Back – Part 3”

Melhor Mixagem de Som de Programa de Não Ficção ou Reality Show
“The Beatles: Get Back – Part 3”

Melhor Mixagem de Som de Série de Variedades ou Especial
“Adele: One Night Only”

Melhor Reality Show Estruturado
“Queer Eye”

Melhor Direção Técnica, Trabalho de Câmera, Controle de Vídeo de Série
“Last Week Tonight With John Oliver – Union Busting”

Melhor Direção Técnica, Trabalho de Câmera, Controle de Vídeo de Especial
“Adele: One Night Only”

Melhor Reality Show Não Estruturado
“Love on the Spectrum”

Melhor Especial de Variedade Ao Vivo
“The Pepsi Super Bowl LVI Halftime Show Starring Dr. Dre, Snoop Dogg, Mary J. Blige, Eminem, Kendrick Lamar and 50 Cent”

Melhor Especial de Variedade Pré-Gravado
“Adele: One Night Only”

Melhor Melhor Roteiro de Programa de Não-Ficção
Mark Monroe (“Lucy and Desi”)

Melhor Melhor Roteiro de Série de Variedades
Daniel O’Brien, Owen Parsons, Charlie Redd, Joanna Rothkopf, Seena Vali e outros (“Last Week Tonight with John Oliver”)