Neil Gaiman ironiza Elon Musk por criticar “O Senhor dos Anéis”

O escritor Neil Gaiman, criador de “Sandman”, retrucou a crítica negativa de Elon Musk sobre “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, da Amazon. Em um tuite publicado nesta terça-feira (6/9), […]

Instagram/Neil Gaiman

O escritor Neil Gaiman, criador de “Sandman”, retrucou a crítica negativa de Elon Musk sobre “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, da Amazon. Em um tuite publicado nesta terça-feira (6/9), Gaiman ironizou: “Elon Musk não me pede conselhos sobre como deixar de comprar o Twitter, e eu não o procuro para críticas de cinema, TV ou literatura”.

O comentário foi uma resposta de Gaiman a comentários curtos e negativos do bilionário sobre a série que chegou ao Prime Video na noite de quinta-feira (1/9).

“Tolkien está se revirando em seu túmulo”, Musk escreveu num primeiro post, citando o autor dos livros originais de “O Senhor dos Anéis”. E, em seguida, fez sua justificativa: “Quase todo personagem masculino até aqui é um covarde, um idiota ou ambos. Apenas Galadriel é corajosa, inteligente e simpática”.

Como toda generalização, o comentário não corresponde à verdade, mas pega carona numa campanha misógina e racista contra a série, que encontra eco entre os trolls do Twitter. De todo modo, a motivação de Musk não é o de um suposto fã de Tolkien, mas é resultado de uma rixa com o fundador da Amazon, Jeff Bezos, que nada tem a ver com a série.

A briga entre os dois se deve à rivalidade entre a Space X, de Musk, e a Blue Origin, de Bezos. As duas companhias espaciais chegaram a se processar em 2014, devido a disputas de patentes e contratos com a NASA. E desde então os dois travam guerras de narrativas. Em 2020, Musk chegou até a incentivar o enquadramento da Amazon como monopólio para que sofresse sanções do governo dos EUA.

Esperar que o bilionário elogie um lançamento da Amazon é o mesmo que esperar que Bolsonaro elogie Lula.

Independentemente da opinião de Musk, “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” é um sucesso para o Prime Video, visto por mais de 25 milhões de espectadores em seu primeiro dia. Isso respresenta o melhor desempenho para uma produção original da Amazon de todos os tempos. A 1ª temporada de oito episódios segue sendo disponibilizada às sextas na plataforma, até 14 de outubro.